Massa de pão de ló

Preparo50 min
Rende 30 porções
DificuldadeFácil

AVALIE A RECEITA

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Ingredientes

  • 3 xícaras de farinha de trigo;
  • 2 xícaras de açúcar;
  • 1 xícara de leite quente;
  • 3 claras em ponto neve;
  • 3 gemas;
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó.

Utensílios

  • Batedeira ou fuê;
  • Peneira.

Super Dicas

O ponto perfeito!

Quando a massa estiver bem homogênea, que você perceber que todos os ingredientes estão bem misturados, com a consistência da massa de bolo, é porque chegou no ponto ideal.

Qual é a massa de pão de ló para bolo?

A receita que disponibilizamos aqui é perfeita para essa finalidade. É só colocar em uma forma do tamanho em que você precisa e assar. Depois de pronto, a massa do pão de ló fica fofinha, perfeita como um bolo. Dá para confeitar e rechear, do seu jeitinho.

Inclusive, você pode utilizar essa receita da massa de pão de ló para bolo de aniversário, pois além de ser super macia, é muito mais fácil de rechear com qualquer sabor. Experimente!

Como faço a massa de pão de ló de chocolate?

Pense em uma massa deliciosa que mistura tradição e sabor? Pensou?! Pois é a versão do pão de ló de chocolate. Para fazer essa massa, você vai precisar de 5 ovos, 2 xícaras (chá) de açúcar, 2 xícaras e meia (chá) de farinha de trigo, 1 xícara (chá) de água fervendo, 1 xícara de chá de chocolate em pó, 1 colher (sopa) rasa de fermento e 1 pitada de sal.

Comece peneirando todos os ingredientes secos, depois bata as claras em ponto neve. Em seguida, coloque as gemas e o açúcar, bata por 15 minutos. Continue batendo e adicione os ingredientes secos e a água fervente. Bata bem! Asse em forno preaquecido por cerca de 30 minutos a 180ºC.

E a massa de pão de ló de liquidificador?

Caso você não tenha uma batedeira ou um fouet em casa, experimente fazer essa receita em um liquidificador. Tem como, você só vai precisar bater as claras de ovos separadamente porque elas precisam estar em ponto neve.

Para isso, utilize dois garfos que podem facilmente substituir o fuê. Claras em ponto neve, é só colocar os ingredientes nas etapas da receita e bater bem. Prontinho!

E a massa de pão de ló amanteigada?

Para fazer essa receita amanteigada, você vai precisar de 6 ovos; 1 xícara (chá) de leite; 2 xícaras (chá) de açúcar; 3 xícaras (chá) de farinha de trigo; 1 colher (sopa) de fermento em pó; 2 colheres (sopa) de margarina e 1 colher (chá) de essência de baunilha.

Bata primeiro as claras dos ovos em ponto neve, depois acrescente as gemas e o açúcar, depois o trigo e o fermento, a margarina, o leite e a baunilha. Bata bem por cerca de 15 minutos. Despeje a massa em uma forma untada com manteiga e farinha de trigo. Coloque no forno preaquecido e asse por cerca de 30 minutos a 180ºC.

Como faço uma massa de pão de ló de fofinha?

Uma dica muito simples para a sua massa de pão de ló fique fofinha, é ter todo o cuidado com os ingredientes secos. Você pode peneirar cada um deles na hora de adicionar no liquidificador ou batedeira. Facinho!

Outra sugestão importante, é a de sempre bater bem, pois quanto você bate a massa, mais ar entra, aí o resultado é de um pão de ló fofinho e bem macio.

Posso fazer a massa de pão de ló com emulsificante?

Para fazer essa massa de pão de ló, você vai precisar de 4 ovos, 1 colher (sopa) de emulsificante, 1 xícara de açúcar, 2 xícaras de farinha de trigo, 150 ml de água fervente e 1 colher (sopa) de fermento em pó. O modo de preparo é o mesmo, bater primeiro as claras ponto neve, depois acrescentar as gemas e o açúcar, bata bem.

Em seguida, o trigo, emulsificante e o fermento, acrescente a água aos poucos enquanto bate. Finalize com a castanha, apenas misture. Despeje a massa em uma forma untada com manteiga e farinha de trigo, depois coloque no forno preaquecido e asse por cerca de 30 minutos a 180ºC.

E quanto a massa de pão de ló branca?

Essa é uma das mais simples, só leva apenas 3 ingredientes. Para fazer essa receita, você vai precisar de 1 xícara de açúcar, 1 xícara e meia de farinha de trigo, de preferência sem fermento e 6 ovos. Comece batendo as claras em ponto neve, depois acrescente o açúcar e continue batendo.

Em seguida, coloque as gemas e bata bem. Por último, coloque o trigo, bata por mais 10 minutos e coloque em uma forma untada com manteiga e farinha de trigo. Leve ao forno preaquecido para assar a 180ºC por cerca de 30 minutinhos.

Caso você queira a versão da massa de pão de ló salgado, substitua o açúcar por cerca de 1 colher (chá) de sal e 2 xícaras de leite fervente. O modo de preparo é o mesmo. Também fica delicioso!

RELACIONADAS