Receita de vatapá de frango | Você, Gastrô

Vatapá

Receita de vatapá de frango

Foto de uma panela com vatapá de frango
Preparo 40 min
Rende 5 Porções
Dificuldade Fácil

Ingredientes

Recheio

  • 1 peito de frango cozido no alho e sal;
  • 1 maço de cebolinha;
  • 1 maço de coentro;
  • 1 tomate;
  • 1 pimentão verde;
  • Azeite de dendê.

Creme

  • 200ml de leite de coco;
  • 1 litro e meio de leite;
  • 1 xícara de farinha de trigo;
  • 1 cebola média;
  • 3 cubos de caldo Maggi galinha;

Utensílios

  • 2 panelas médias.

Informações adicionais

Dá para fazer com pão?

Você pode substituir a farinha de trigo por 6 pães amolecidos no leite. Depois que ele estiver bem molinho, adicione ao creme e misture bem para que a massa do pão se dissolva. Viu como é simples?

E o vatapá com creme de leite?

Você também pode acrescentar 1 caixinha de creme de leite à receita do vatapá. Se preferir, acrescente também 2 colheres de requeijão, o creme vai ficar bem mais cremoso.

O modo de preparo é o mesmo, depois que você misturar todos os ingredientes, quando o vatapá estiver dando ponto, antes de desligar o fogo, adicione o creme de leite e as colheres de requeijão.

Misture bem, sem deixar ferver e pronto! Cremoso e delicioso!

Como é o tradicional?

A receita do vatapá tradicional é feita com camarão, pão e muito dendê. Sendo assim, para fazer um vatapá tradicional, você vai precisar de 1kg e meio de camarão, descascado, sem rabo e sem cabeça, 2 tomates e 2 cebola, azeite de dendê, leite de coco, pimenta verde, 10 pães dormidos, sal e pimenta a gosto.

Doure a cebola no azeite de dendê, depois acrescente o tomate e os camarões. Deixe refogar por alguns minutos e reserve. No liquidificador, bata os pães com água, dois pães para uma medida de um copo de água.

Dissolvidos os pães, coloque-os em uma panela e leve ao fogo, deixe cozinhar por uns minutos, mexa até ganhar consistência. Depois, adicione azeite de dendê e os camarões. Tempere com sal e pimenta.

Quando estiver quase pronto, adicione o leite de coco e misture bem. Prontinho!

Pode servir o vatapá com arroz?

Que tal fazer um vatapá acompanhado de um arroz de coco delicioso? Uma combinação deliciosa, pode apostar nesse casadinho que dá muito certo. Para preparar o arroz de coco, você vai precisar de 1kg e meio de arroz, 100ml de leite de coco, 250ml de água, açúcar e sal a gosto, azeite de dendê a gosto.

Refogue em uma panela o arroz com um pouco de azeite, depois adicione a água e tampe. Quando a água secar e o arroz estiver cozido, desligue o fogo. Depois, adicione o leite de coco, temperado com açúcar e sal.

Tampe a panela para abafar e deixe o arroz descansar por cerca de 5 minutos. Prontinho!

Vatapá para 50 pessoas

Fazer um vatapá de frango para 50 pessoas pode até parecer um desafio para quem nunca cozinhou em grandes proporções. Mas, não é algo tão fora da realidade assim, é possível de se fazer.

Para fazer o vatapá render bem, você vai precisar multiplicar a quantidade dos ingredientes. Então separe 4 peitos de frango, 15 pães dormidos, 2 litros e meio de leite, 1 vidro grande de azeite de dendê, 1 vidro de leite de coco, 3 cebolas, 6 tomates, 1 pimenta, cheiro-verde à vontade.

O modo de preparo é o mesmo respeitando as proporções.