Como fazer molho tarê
Ingredientes
- 200ml de shoyu;
- 200g de açúcar;
- 100ml de mirin;
- 6 lascas de gengibre.
Utensílios
- Panela média.
Modo de Preparo
- Para fazer essa receita fácil de molho tarê, que você pode fazer em sua casa, comece colocando o shoyu, o mirin e o açúcar em uma panela ao fogo médio;
- Mexa bem até dissolver todo o açúcar;
- Depois que dissolver, adicione as lascas de gengibre e deixe no fogo para o molho reduzir 50% o volume;
- Depois desse tempo, desligue o fogo. Deixe o molho esfriar em temperatura ambiente para que possa ser servido. Prontinho!
Super Dicas
O que é o molho tarê?
Na verdade, tarê ou tara é um nome comum na culinária japonesa para se referir aos molhos destinados a acompanhar grelhados, sushis, como também podem ser usados no preparo de ensopados e caldos.
Os molhos japoneses resultam de uma combinação harmoniosa de sabores e deixam o prato mais encorpado e acentuado.
Pra que serve?
Serve para acompanhar grelhados de carnes e peixes, mas também é utilizado para encorpar ensopados, pois este molho proporciona um tom mais adocicado aos pratos, além de muito aroma e textura.
Ponto perfeito
O ponto perfeito do tarê é dado pela consistência. É importante esperar que ele apresente um aspecto de calda de chocolate e para isso, será necessário que o molho reduza bastante o volume inicial.
Molho tarê ou teriyaki?
Tarê é o molho, teriyaki é uma técnica para dar brilho aos grelhados. E como seria essa técnica? Bom, é o processo de pincelagem de molhos sobre a carne enquanto ela grelha. Na proporção que o alimento vai assando, vai se pincelando o molho para dar aquele brilho maravilhoso.
Molho tarê é doce ou salgado?
Nem doce e nem salgado, na verdade o molho tarê é agridoce, isso se dá por conta da mistura de sabores entre o shoyu, que é um molho bem salgado e o açúcar que é colocado no preparo do molho.
Como usar o molho tarê
Depois de pronto, espere esfriar antes de usar. Depois que estiver frio, você pode usar no preparo de carnes, camarões, para acompanhar massas, arroz, é um molho muito saboroso e vai bem em diferentes pratos.
Molho tarê em yakisoba
Como o molho tarê tem essa textura mais encorpada, ele também pode ser usado no preparo do yakisoba, principalmente porque ele vai ajudar na hora de deixar o caldo do prato mais consistente. Experimente!
Molho tarê com sushi
O tarê é muito saboroso, tem essa pegada agridoce com as nuances do gengibre. Nós super recomendamos, ainda mais para quem curte molhos mais encorpados. Aproveite!
Molho tarê com laranja
Para fazer essa versão do molho, você vai precisar de 250 ml de shoyu, suco de 6 unidades de laranja, 20g de gengibre fresco, 40ml de vinagre de frutas, 1 xícara (chá) de açúcar, 1 colher de sopa de pasta de alho e 1 colher de sopa de maisena.
Coloque todos os ingredientes em uma panela, deixe em fogo médio. Mexa até dissolver o açúcar. Depois, deixe no fogo até o molho diminuir 50%, depois desligue.