Receita de rosbife de lagarto
Ingredientes
- 1,2 kg de lagarto;
- 3 colheres de sopa de azeite;
- 2 colheres de sopa de manteiga (ou margarina);
- 2 colheres de sopa de sal;
- 1 dente de alho;
- Pimenta a gosto.
Utensílios
- 1 assadeira de alumínio;
- 1 frigideira (de preferência com material mais resistente);
- 1 facão.
Modo de Preparo
- Antes de começar a receita, tempere com sal e pimenta toda a superfície da peça de carne e deixe descansando na geladeira por 8 horas;
- Depois desse tempo, retire o excesso de sal com papel toalha e coloque o bife em uma frigideira untada com azeite;
- Sempre que a carne começar a grelhar, vire as laterais do bife para que não queime;
- Assim que terminar de grelhar, coloque o bife, alho amassado e manteiga (sobre o bife) dentro de uma assadeira e leve o rosbife no forno preaquecido em temperatura de 190ºC por 30 minutos;
- Depois de assada, deixe a carne descansando por mais 30 minutos fora do forno;
- Após esse tempo, corte em fatias finas e sirva o rosbife com os acompanhamentos que desejar!
Super Dicas
Origem do nome “rosbife”
O nome “rosbife” deriva do inglês “roast beef”, que significa “carne assada”. Um prato principal de carne bovina, típico da culinária do Reino Unido.
Ponto perfeito
O segredo para o ponto perfeito do rosbife está no processo de cozimento da carne. É preciso ficar atento tanto na primeira etapa na frigideira, quanto na etapa do forno. A etapa da frigideira é necessária para selar a carne por fora.
O cozimento interno será feito pela etapa do forno. Geralmente o rosbife não é servido mal passado, já que é cortado em fatias finas, o que já deixa a carne mais mole.
Rosbife de filé mignon
No Brasil, o rosbife é feito geralmente utilizando lagarto, porém essa receita foi tradicionalmente criada usando o mignon. Para começar, você vai precisar substituir o lagarto da receita principal por 750g de filé mignon, podendo também temperar com ingredientes como 1 colher de chá de páprica e 1 colher de chá de mostarda.
A maior diferença nessa receita é a temperatura e o tempo de forno. Com fogo preaquecido a 220ºC, você deve colocar a assadeira e deixar assando por 15 minutos a 180ºC para atingir o ponto da carne. Depois é só cortar os pedaços e servir.
Rosbife de alcatra
O rosbife de alcatra também leva 700g de carne temperada ao forno preaquecido a 220ºC, diminuindo para 180ºC durante 15 minutos quando colocar a alcatra. O processo de grelhar a carne é o mesmo da receita principal.
Rosbife na panela
O rosbife na panela leva os mesmos ingredientes da receita principal, é bem fácil de fazer e fica perfeito. No entanto, você não precisa levar ao forno dessa vez. Você deve levar a carne temperada em uma panela a fogo médio, distribuindo 1 colher de sopa de azeite assim que começar a ferver.
Após a carne começar a dourar em todas as laterais (cerca de 30 minutos), você deve colocá-la em uma assadeira e tampar com papel alumínio, reservando por 10 minutos fora do fogo em temperatura ambiente.
Depois desse tempo, a carne assada estará morna e os sucos dela distribuídos, agora é só enrolá-la com plástico filme e deixar na geladeira por 1 hora. Depois é só fatiar e servir.
Sanduíche de rosbife
Para fazer um sanduíche de rosbife, você precisa preparar o rosbife, como indicado na receita principal, e cortar a carne em camadas finas.
Em seguida, parta o pão ao meio, unte uma frigideira com manteiga ou azeite, aqueça e coloque o pão com a parte do miolo para baixo, para que doure. Isso dá um sabor especial e faz com que o molho não penetre tanto no pão, mantendo o sanduíche firme.
Pode ser pão francês, ciabatta, brioche ou outro de sua preferência. Depois coloque um molho, que pode ser barbecue ou maionese, por exemplo.
Depois, coloque queijo, depois algumas fatias de rosbife e salada, que pode ser alface, rúcula, tomate, cebola etc. Por fim, feche o sanduíche. Prontinho!
Molho para rosbife
Para fazer o molho madeira para rosbife você vai precisar de meia cebola picada, 2 colheres de sopa rasa de farinha de trigo, manteiga, azeite, 2 cubinhos (ou pacotinhos) de caldo de carne e 100ml de vinho tinto seco.
Coloque uma colher de sopa de manteiga e duas de azeite para aquecer em uma panela e doure a cebola. Adicione a farinha de trigo e mexa bem. Ferva meio litro de água, dissolva o caldo de carne e adicione à mistura, deixando cozinhar por 5 minutos.
Por fim, coloque o vinho e mexa por mais 3 minutos ou até atingir uma consistência mais cremosa.