Como fazer pão de cebola

Preparo60 min
Rende 20 porções
DificuldadeFácil

AVALIE A RECEITA

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Ingredientes

  • 1 cebola média picada;
  • 1 gema;
  • 3 ovos;
  • 1 xícara (chá) de leite morno;
  • 1 xícara (chá) de óleo;
  • 1 colher (sopa) de açúcar;
  • 1 colher (sobremesa) de sal;
  • 3 colheres (sopa) de fermento seco;
  • 1kg de farinha de trigo.

Utensílios

  • Liquidificador;
  • Recipiente grande;
  • Pincel;
  • Assadeira.

Super Dicas

O pão de cebola caseiro é super simples de preparar. Em pouco tempo a massa está pronta para assar e é uma delícia para servir no lanche acompanhado de um café.

Ponto perfeito

A massa do pão tem que ficar bem lisa e macia, para isso, é necessário que o processo de sovar a massa seja bem feito. Por último, atente para o ponto de assar, pois o pão tem que ficar bem douradinho, sem aquele aspecto branco.

Pão de cebola roxa

Há poucas diferenças entre a cebola branca e a roxa. Você só vai precisar substituir a cebola e o pão da mesma forma, seguindo o modo de preparo.

Pão de cebola com creme de cebola

O creme de cebola tem o sabor mais concentrado, nós recomendamos a cebola natural, mas se você só tiver em casa o creme, não se preocupe que também dá certo. Dessa forma, substitua a cebola por 4 colheres (sopa) de creme de cebola e prepare a massa da mesma forma.

Pão de cebola de forma

Para isso, você não vai precisar mudar nada no preparo da massa, apenas no modo de assar. Dessa forma, depois da massa pronta, coloque em uma forma de pão de fôrma untada com manteiga e trigo.

Leve ao forno e espere o pão apresentar aspecto dourado. Atente para a capacidade da forma e coloque a massa de acordo com a proporção. Prontinho!

Pão de cebola Fit

Para tornar o pão de cebola fit, você vai precisar de 1 xícara de flocos finos de aveia, 1 xícara de leite desnatado, 1 cebola picadinha, 3 ovos, 1 colher (sopa) de fermento seco, ervas a gosto (orégano, alecrim ou manjericão) e sal a gosto.

Bata no liquidificador todos os ingredientes, menos a aveia. Depois coloque o líquido em um recipiente e misture a aveia. Mexa bem até desgrudar das mãos. Modele os pães e coloque em uma assadeira untada com manteiga e trigo.

Leve ao forno preaquecido até dourar. Essa também é uma receita de pão de cebola low carb para quem não consome carboidratos na dieta.

Pão de cebola Fit fofinho

O grande segredo está na hora de amassar a massa, é necessário sovar bem até que apresente um aspecto macio e liso. Outra dica é deixar a massa descansar por cerca de 50 minutos antes de levar ao forno para assar.

Pão de cebola vegano

Essa receita além de vegana, é uma receita de pão de cebola sem glúten.

Para os ingredientes, você vai precisar de 1 xícara (chá) de leite de amendoim morno, 1 cebola picadinha, 1 colher (sopa) açúcar, 1 colher (chá) de sal, 1 colher (sopa) de azeite de oliva, 1 colher (sopa) de fermento biológico seco, 1 colher (sopa) de psyllium, 1 colher (sopa) de polvilho azedo, meia xícara (chá) de farinha de arroz, meia xícara (chá) de fécula de batata e orégano a gosto.

Coloque no liquidificador o leite de amendoim morno, a cebola picadinha, o açúcar, o sal e o azeite, bata bem. Despeje o líquido em um recipiente, acrescente o fermento e misture bem. Em seguida, adicione a fécula de batata, depois o psyllium, e por fim, o polvilho azedo.

Misture e coloque a farinha de arroz aos poucos. Quando a massa ficar firme e desgrudar das mãos, modele as bolinhas ovais e deixe descansar por 50 minutos na forma untada. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC depois do descanso e asse por cerca de 35 minutos, ou até dourarem. Prontinho!

E o pão de cebola integral?

Para fazer o pão de cebola integral, você vai precisar de 1 cebola, 3 xícaras de farinha de trigo integral, 1 pacote de fermento 10g, 3 ovos, meia xícara de azeite, 2 xícaras de leite morno, 2 colheres de sopa de margarina light, 1 caldo de frango (tablet ou em pó) e 3 colheres (sopa) de queijo ralado.

Comece misturando a farinha com o fermento, reserve. Em seguida, bata no liquidificador restante dos ingredientes. Passe o líquido para um recipiente e misture a farinha com fermento, mexa bem.

Depois que a massa estiver bem consistente, molde as bolinhas ovais e coloque em uma assadeira untada, deixe descansar por cerca de 1 hora. Leve ao forno preaquecido a 180ºC até os pães dourarem.

RELACIONADAS