Arroz de coco

Preparo30 min
Rende 4 porções
DificuldadeFácil

AVALIE A RECEITA

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Ingredientes

  • 1 coco fresco ralado;
  • 1 xícara (chá) e meia de leite de coco;
  • 3 xícaras (chá) de arroz branco lavado;
  • 5 xícaras (chá) de água fervente;
  • 1 cebola picada;
  • 5 folhas de hortelã;
  • Azeite;
  • Sal a gosto.

Utensílios

  • Frigideira;
  • Panela média;
  • Refratário.

Super Dicas

O arroz de coco já foi um dos desafios do programa Masterchef na sua 5º temporada. A participante Adriana preparou um arroz de coco com camarões salteados. O bom é que essa é uma receita super fácil de fazer e que tem um sabor inesquecível.

Receita do arroz de coco colombiano

A receita de arroz colombiano é bem parecida com a receita que fazemos no Brasil. Na verdade, essa receita é servida em quase todos os lugares da Colômbia, um prato bem comum.

Sendo assim, para fazer um arroz colombiano, você vai precisar de 2 xícaras (chá) de arroz, 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo, 2 xícaras (chá) de coco ralado, sal a gosto. Bata 1 xícara de coco no liquidificador com 1 xícara de água morna.

Coe e separe o líquido do coco. Reserve o coco e coloque o líquido em uma panela. Leve a panela ao fogo e acrescente o açúcar mascavo, deixe cozinhar em fogo alto até caramelizar. Bata o restante do coco com água e faça a mesma coisa.

Coloque o líquido do coco que você bateu na panela e mexa até o caramelo dissolver. Quando começar a ferver, coloque o arroz e tempere com sal. Cozinhe até secar a água. Quando secar, abaixe o fogo e abafe com a tampa. Depois que o arroz estiver cozido e soltinho, adicione o coco que você reservou. Misture bem e pronto!

Arroz de coco com camarão

Imagine aí um prato delicioso! Conseguiu imaginar? Isso mesmo, arroz de coco com camarão. Para preparar essa delícia, você vai precisar de preparar o arroz de coco como na receita que ensinamos.

Mas, para o camarão, será necessário 300g de camarão fresco, meia colher (sopa) de azeite, 1 cebola picada, meia colher (sopa) de farinha de trigo, 1 tomate sem pele picado, 1 caldo Knorr de legumes, ou o caldo de legumes caseiro, um maço de salsa picada, 1 caixinha de creme de leite.

Refogue o camarão em uma panela com azeite e sal, depois que ficarem rosados, retire e reserve. Na mesma panela, refogue a cebola no azeite até dourar. Acrescente o tomate e o caldo de legumes dissolvido em meia xícara de água. Coloque os camarões e deixe cozinhar um pouco.

Acrescente o creme de leite e a farinha de trigo, misture bem. Finalize com a salsa picada. Você pode servir camarão com arroz de coco. Fica delicioso!

Arroz de coco cremoso

O leite de coco já proporciona ao arroz de coco uma certa cremosidade. No entanto, se você quiser um pouco mais cremoso que isso, adicione 3 colheres (sopa) de creme de leite depois que o arroz estiver cozido e ainda quente. Misture bem e sirva.

Arroz de coco baiano

O arroz de coco baiano é feito apenas com leite de coco, sem a fruta. Sendo assim, para preparar esse arroz, você vai precisar de 8 xícaras de água fervente, 1 xícara de leite de coco, 4 xícaras de arroz e sal a gosto.

Coloque o arroz para cozinha no leite de coco, até levantar fervura. Tempere com sal e acrescente a água fervente. Espere cozinhar até baixar a água. Abaixe o fogo e tampe a panela. Deixe abafado até ficar bem cozido. Pronto!

RELACIONADAS