Receita de fondue de chocolate

Preparo30 min
Rende 6 porções
DificuldadeFácil

AVALIE A RECEITA

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Ingredientes

Calda

  • 100g de chocolate ao leite;
  • 100g de chocolate meio amargo;
  • 1 caixinha de creme de leite.

Frutas

  • 1 laranja;
  • 2 rodelas de abacaxi cortadas em cubos;
  • 1 bandeja de morangos;
  • 2 maçãs cortadas em cubos;
  • 3 bananas cortadas em cubos;
  • 4 colheres (sopa) de conhaque ou cachaça.

Utensílios

  • Panela grossa;
  • Petisqueira;
  • Recipiente de vidro.

Super Dicas

Como fazer um fondue de chocolate branco

Você também pode preparar o fondue de chocolate branco. Para isso, dissolva 200g de chocolate branco, em uma caixinha de creme de leite em uma panela média. Mexa bem até o chocolate estar bem integrado ao creme.

Depois, desligue o fogo e acrescente a cachaça ou o conhaque. Misture bem e sirva. Essa receita super cai bem acompanhada de frutas vermelhas e cítricas. Experimente!

Como fazer um fondue de chocolate caseiro

Para preparar o fondue de uma forma bem caseira, você pode optar por utilizar o creme de leite caseiro ou fresco, cerca de 200ml, substituindo a caixinha.

Depois acrescente 200g de chocolate meio amargo e 200g de chocolate ao leite, misture até dissolver os chocolates. Em seguida, acrescente 1 colher (sopa) de conhaque e mexa bem. Sirva quente com frutas frescas.

Fondue de chocolate com leite condensado

Esse fondue é super especial, também é conhecido como “fondue de brigadeiro”, fica delicioso! Para preparar essa variação, você vai precisar de 1 lata de Leite Moça, 200g de chocolate meio amargo, 1 colher (sopa) de manteiga e 1 caixinha de creme de leite.

Coloque o leite condensado em uma panela, com a manteiga e o chocolate, misture bem e espere ferver, quando começar a soltar da panela, acrescente o creme de leite e misture bem. Prontinho! Só servir em uma panela de fondue ou em uma tigela.

Opções para incluir no fondue de chocolate com frutas

Você pode optar por uma variedade de frutas cítricas e frutas semi-ácidas, escolher aquelas que forem da sua preferência. No entanto, recomendamos como dica, que converse muito bem com o fondue, é incluir outras frutas.

Para quem gosta de frutas cítricas, recomendamos abacaxi, laranja, tangerina, ameixa, amora, framboesa e morango. Caso você queira apostar em frutas mais doces e tropicais, você pode incluir, uvas sem sementes, banana, maçã, mamão, manga, carambola, figo, entre outras.

Dê preferência às frutas sem sementes (como uva e morango) ou que sejam fáceis de cortar. Caso você não tenha uma petisqueira, utilize tigelas e travessas para organizar as frutas. Use a criatividade!

Como fazer um fondue de chocolate no micro-ondas

Você pode preparar fondue no microondas derretendo primeiro o chocolate em um recipiente, depois adicionando o creme de leite. É só colocar 10 minutos e misturar bem e ir repetindo esse tempo, até que a mistura esteja bem integrada. Por último, coloque o conhaque misture e deixe por mais 10 minutos. Prontinho!

Fondue de chocolate com morango

Você vai precisar de 100g de chocolate meio amargo, 100g de chocolate ao leite, 2 caixinhas de creme de leite e 1 caixinha de morangos.

Prepare o fondue da mesma forma, misturando o creme de leite, com as barras de chocolate, quando formar um creme bem macio, acrescente os morangos cortados em pequenos pedaços. Dessa forma, o fondue vai ter o gosto do chocolate misturado com morango. Fica incrível!

RELACIONADAS