Doce de abóbora simples

Preparo80 min
Rende 5 porções
DificuldadeFácil

AVALIE A RECEITA

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Ingredientes

  • 1 kg de abóbora;
  • 3 cravinhos;
  • 1 pau de canela;
  • 1 pacotinho de coco ralado;
  • 2 xícaras (chá) de açúcar.

Utensílios

  • Panela grande.

Super Dicas

Doce de abóbora com calda

A dica é não amassar a abóbora, deixar o doce se formar com os pedacinhos e esperar o cozimento até que a calda engrosse. Sirva com os pedacinhos e a calda.

Doce de abóbora em pedaços

Para fazer o doce de abóbora em pedaços, você vai precisar de 1 kg de abóbora cortada em pequenos cubos, 600g de açúcar, 3 cravinhos, 1 colher (sopa) de cal virgem (bicarbonato), 2 paus canela, 500 ml de água para calda.

Essa receita tem o efeito do doce de abóbora duro por fora e mole por dentro, além de uma calda que acompanha os cubinhos. Coloque os cubinhos de molho na água com o cal, misture bem e deixe descansar por cerca de 3 horas. Após esse período, escorra a água e leve bem em água corrente.

Faça dois furinhos com um garfo em cada cubinho e coloque para cozinhar com todos os ingredientes e água. Cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando por cerca de 1 hora. Depois de molinhos os cubinhos, desligue e espere esfriar antes de servir.

Doce de abóbora cristalizado

Para fazer o doce de abóbora cristalizado, você vai precisar de 1 kg de abóbora, 1 colher (chá) de vinagre branco, 1 xícara (chá) e meia de água, 1 kg de açúcar refinado, 1 pau de canela, 4 cravos da índia.

Corte a abóbora em cubinhos, coloque na panela com todos os ingredientes, menos o açúcar. Cozinhe até a abóbora amolecer. Retire o pau de canela e amasse a abóbora, depois adicione o açúcar e deixe cozinhar em fogo baixo. Quando ferver, mexa sem parar até começar a desgrudar da panela.

Quando desgrudar, desligue o fogo. Coloque o doce em uma forma untada e espere esfriar. Depois que estiver frio, corte e retire da forma. Passe no açúcar para cristalizar, prontinho!

Doce de abóbora moranga

A escolha da abóbora é um critério pessoal, você consegue fazer tanto com a moranga, como com a paulista. Depende muito da sua preferência. O processo de preparo do doce é o mesmo, dá muito certo.

Como deixar o doce de abóbora cremoso

Para deixar o doce da abóbora cremoso, você só precisa adicionar 1 caixinha de creme de leite. Misturar depois que o doce estiver cozido e levar ao fogo baixo só até levantar fervura. Daí, é só desligar e pronto.

Doce de abóbora low carb

Para fazer o doce de abóbora low carb, você vai precisar de 500g de abóbora moranga, para essa receita ela é melhor, 1 xícara e meia de adoçante, 4 cravinhos, canela em pó a gosto, 1 caixinha de creme de leite.

O processo de cozimento é o mesmo e quando o doce estiver dando ponto, coloque o creme de leite e deixe cozinhar só até levantar fervura.

Doce de abóbora fit

O fit é muito parecido com o low carb, você só precisa retirar o creme de leite para deixar a receita mais leve. O modo de preparo é o mesmo e fica super delicioso.

RELACIONADAS