Como fazer batata frita

Preparo30 min
Rende 4 porções
DificuldadeFácil

AVALIE A RECEITA

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Ingredientes

  • 1,5 kg de batata inglesa ou batata seca;
  • Sal a gosto;
  • 1 litro de óleo.

Utensílios

  • 1 panela média/grande.

Super Dicas

Qual o ponto perfeito das batatas fritas?

Em uma primeira etapa: quando as batatas, dentro do óleo quente no fogo alto, estiverem esbranquiçadas e macias, já está na hora de retirar. Na segunda etapa, para fritar as batatas, o ponto certo é quando elas já estiverem bem douradas (dessa forma, estarão crocantes por fora e macias por dentro).

Batata frita na air fryer

Assim que você descascar e cortar as batatas a seu gosto, deve besuntá-las com azeite e depois levar à air fryer com temperatura de 200ºC por cerca de 30 minutinhos. Esse tempo pode variar de mais a menos de acordo com a quantidade de batatas que você utilizar.

Batata frita na fritadeira elétrica

Para fazer na fritadeira elétrica, você deve começar cortando e pré-cozinhando as batatas como na receita original, até ficarem esbranquiçadas. Assim que retirar do fogo e deixar o óleo escorrer, ligue a sua fritadeira a 180ºC e adicione o óleo vegetal em quantidade o suficiente para encher metade do recipiente da máquina.

Depois adicione as batatas ao cesto da fritadeira e coloque para pré-fritar até começar a dourar, retire e deixe descansando por 1 minuto (esse processo vai ajudar a deixar as batatas mais crocantes). Assim que se passar esse tempo, volte as batatas à fritadeira, deixe dourar e ficarem crocantes.

Batata frita no forno

Para fazer batatas fritas no forno, você deve colocá-las (cortadas e descascadas) em uma assadeira e polvilhar com ¼ de xícara de chá de farinha de trigo. Depois distribua 3 colheres de sopa de azeite sobre elas e temperar com sal a gosto. Leve a assadeira ao forno preaquecido a 180ºC por cerca de 1 hora.

Batata frita no micro-ondas

Já utilizando o micro-ondas, você deve utilizar as batatas descascadas e cortadas e colocar sobre um prato com papel toalha. Leve ao micro-ondas em temperatura máxima por cerca de 3 a 4 minutos (até ficar bem dourada). Depois adicione sal a gosto e sirva!

Batata chips

A maior diferença da batata frita chips e a batata da receita original é a forma que você vai cortá-las. Em vez de cortar em palitos ou cubos, corte em rodelas bem finas (o suficiente para ficar crocante quando for fritar). Não esqueça de retirar o óleo com papel toalha assim que estiverem prontas para garantir que fiquem crocantes.

Igual do McDonald’s

Para fazer com que a sua batata frita fique igual do McDonald’s, você deve começar adicionando em uma panela grande água suficiente para cobrir as batatas e deixe ferver. Adicione 1 colher de sopa de sal à água, 2 colheres de sopa de vinagre e as batatas descascadas e cortadas em palitinhos e deixe ferver por 4 minutos.

Retire as batatas do fogo, coloque em uma recipiente e cubra com água gelada e gelo por 4 minutos. Depois desse tempo, seque as batatas e coloque em outro recipiente coberto com, untando com 2 colheres de sopa de Maizena.

Em uma panela com óleo quente (quantidade o suficiente para cobrir as batatas), adicione as batatas e deixe dourar. Seque as batatas com papel toalha e tempere com sal a gosto!

Com queijo

Para fazer a batata frita com queijo você deve seguir inicialmente a receita original. Depois que as batatas já estiverem prontas (fritas e douradas), você deve derreter (no fogo ou microondas) 100g de queijo mussarela (ou queijo cheddar) em um recipiente. Depois distribua sobre as batatas fritas e leve ao fogo mais um pouco para terminar de derreter.

Com bacon

Assim que as batatas estiverem prontas (seguindo a receita original), coloque 200g de bacon cortado em cubos pequenos em uma panela untada com óleo e deixe fritar até que fique dourado e crocante. Depois disso é acrescentar o bacon sobre as batatas fritas e estará pronto.

Batata frita rústica

Inicialmente, siga os passos da receita original, mas corte as batatas em formatos maiores (1 batata inteira equivalente a oito pedaços). A maior diferença, além do formato das batatas, é na hora de temperar.

Em uma tigela, misture 1 colher de chá de sal, ½ colher de chá de pimenta do reino, 1 colher de chá de páprica e ½ colher de chá de tomilho desidratado. Assim que a mistura estiver homogênea, distribua o tempero sobre as batatas já fritas e sirva!

RELACIONADAS