Massa de pastel simples

Preparo40 min
Rende 10 porções
DificuldadeFácil

AVALIE A RECEITA

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Ingredientes

  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo;
  • 1 copo (250ml) de água morna;
  • 2 colheres (sopa) de azeite;
  • 1 colher (chá) de sal.

Utensílios

  • Recipiente médio;
  • Papel filme;
  • Rolo de macarrão ou uma garrafa de vidro.

Super Dicas

A massa de pastel pode congelar?

Essa receita de massa de pastel caseira super dá para congelar e consumir depois. Existem outras variações de massa que o ideal é que se consuma no mesmo dia, depende muito dos ingredientes e do tempo de consumo deles.

Receita de pastel com 3 ingredientes

Nós ensinamos uma massa de pastel super fácil com apenas 2 ingredientes base, mas há também outros tipos de massa de pastel que levam até 3 ingredientes.

Para fazer essa massa, você vai precisar de 1 caixinha de creme de leite, 2 xícaras de farinha de trigo e 1 pitada de sal. Misture bem e deixe descansar por cerca de 30 minutos na geladeira antes de abrir e cortar. A massa de pastel com creme de leite é deliciosa e vale muito a pena experimentar.

Massa de pastel redonda

Depois que você abrir a massa, é possível cortá-la de várias formas, quadradinha, ou redondo. Você pode utilizar um cortador redondo, ou um copo grande, para deixar os pastéis todos com a mesma medida. Dá muito certo!

Massa de pastel vegana

Essa receita também pode ser usada para fazer o pastel vegano, afinal não leva nenhum ingrediente de origem animal. O diferencial está no recheio, aí sim você pode optar por conservas, sojas, que dão todo sabor do pastel. Um recheio delicioso que deixamos como dica, é o de palmito com azeitona preta e aquela pitada de orégano. Fica incrível!

Massa de pastel fit

Para a massa fit você vai precisar de 2 xícaras e meia de farinha de aveia (ou farinha de arroz), 200g de creme de leite light, sal a gosto, 1 gema para pincelar o pastel e 120g de queijo mussarela para rechear.

Prepare a massa misturando a aveia, o creme de leite e o sal, deixe descansar por 5 minutos. Depois abra a massa e recheie com o queijo. Pincele a gema por cima dos pastéis antes de levar ao forno. Asse no forno por cerca de 25 minutos a 180ºC. Prontinho!

Massa de pastel low carb

Para fazer a receita da massa de pastel low carb, você vai precisar de 350g de farinha de amêndoas, 200g de creme de leite e sal a gosto. Misture os ingredientes em um recipiente até desgrudar das mãos, depois reserve por 10 minutos antes de abrir. Recheio e leve ao forno por 20 minutos a 180ºC até dourar. Viu como é fácil?

Umedeça a massa com leite

A massa do pastel simples é um pouco mais seca, algumas receitas levam óleo ou azeite, outras já são preparadas com o uso do creme de leite. No entanto, existem receitas da massa em que se coloca um pouco de leite para dar liga à massa na hora da mistura.

Uma dica, inclusive, se a sua massa ficar muito seca e não criar aquela textura homogênea. Coloque um pouquinho de leite e misture tudo novamente.

RELACIONADAS