Como fazer biscoitos de polvilho | Você, Gastrô

Biscoito

Como fazer biscoitos de polvilho

Foto de biscoitos de polvilho em um prato branco decorado sobre uma mesa de madeira
Preparo 25 min
Rende 30 Porções
Dificuldade Fácil

Ingredientes

  • 500 g de polvilho azedo (fécula de mandioca);
  • 150 ml de óleo;
  • Meia xícara de leite;
  • 5 ovos;
  • 200 ml de água fervente;
  • Sal a gosto.

Utensílios

  • Panela média;
  • Recipiente médio;
  • Forma.

Informações adicionais

Polvilho doce

O polvilho azedo possui algumas características que o diferencia do polvilho doce, isso se dá por conta do tipo de processo de fermentação e a secagem solar. No entanto, também é possível fazer os biscoitos com o polvilho doce.

Você vai precisar de 500 g de polvilho doce, 250 g de margarina, 1 xícara de farinha de trigo, 1 colher de fermento em pó, 1 xícara (chá) de açúcar e 2 ovos. Você também pode acrescentar coco ralado na receita, é opcional.

Sendo assim, misture todos os ingredientes em um recipiente, assim como a receita do polvilho azedo, depois modele. Você pode fazer o polvilho doce assado da mesma forma.

É só preaquecer o forno, untar uma forma, espalhar os biscoitos, levar ao forno e esperar dourar. Fica bem crocante e é super simples de fazer!

Dá pra fazer com 3 ingredientes?

Dá sim! Principalmente com o polvilho azedo. É só utilizar os 3 ingredientes principais, dá super certo. Misture os 500 g de polvilho azedo, o óleo e os 5 ovos em um recipiente (sal a gosto).

Depois é só modelar e levar ao forno preaquecido. Viu como é fácil?! Fica super sequinho, é rápido de fazer e não suja quase nada de louça.

Frito sem estourar

Também é possível fritar os bolinhos de polvilho, a diferença é que a receita muda um pouquinho. Você vai misturar meio copo de óleo e meio copo de leite, aquecendo ao fogo. Depois misture o leite e o óleo aquecidos aos outros ingredientes, o ovo e o polvilho (sal a gosto).

É importante que nessa etapa você use as mãos para mexer a massa, deixando ela bem homogênea até desgrudar das mãos. Caso não desgrude, é só acrescentar um pouco mais de polvilho. Enrole em pequenas quantidades e frite. Na hora de fritar, coloque o óleo em uma panela e deixe em fogo baixo.

A dica para fritar sem estourar os biscoitos, é sempre deixar em fogo baixo, para que os biscoitos fritem no óleo morno. Depois, forre uma travessa com papel toalha e coloque os biscoitos para escorrer. É dessa forma que eles ficam bem sequinhos para serem servidos. E pronto!