Área interna do Ça-vá Gastrobar

Se você está em busca de um lugar aconchegante, confortável e com uma pegada intimista na ilha para um almoço ou jantar, esse lugar é o Ça-vá Gastrobar.

O espaço tem uma proposta bem interessante que mistura bar e restaurante de uma maneira descontraída e leve. Além disso, é possível perceber que a criatividade se expressa tanto por meio da gastronomia, quanto nas bebidas e sobremesas oferecidos pela casa.

Os pratos são um diálogo entre a cozinha Maranhense e a mediterrânea, duas inspirações que possuem uma grande diversidade de texturas e sabores.

Já pensou, jantar em um desses jardins do Ça-vá?

O gastrobar possui dois jardins abertos, para quem curte um jantar ao ar livre, um salão principal climatizado e dois ambientes reservados para algo mais íntimo, com lotação máxima de 12 pessoas.

Criado por Rafael Libério, formado em gastronomia pelo SENAC-SP, o gastrobar leva esse nome por ter sido inspirado na expressão coloquial em francês “Ça-vá”, que quer dizer “tudo ótimo” e que também, segundo o chef e proprietário do restaurante, expressa “a representatividade e a conexão que a França faz entre o Maranhão e o Mediterrâneo, que são os dois principais pilares da cozinha do Ça-vá”.

Segundo o Rafael, “tudo no Ça-vá é pensado para fazer nossos visitantes se sentirem à vontade e desconectados do mundo à nossa volta”.

O Ça-vá, atualmente, é o único restaurante maranhense a integrar o grupo Boa Lembrança, uma  associação que seleciona os 100 melhores restaurantes do Brasil que representam a gastronomia da sua região e estado.

O prato selecionado em 2021 foi o Marina das Mauritias, uma receita inspirada no clássico carbonara, com camarões da região, pancetta, linguine artesanal e um molho de iguarias regionais.

O Marina das Mauritias chega à mesa do cliente em uma louça inspirada na receita e toda feita à mão, e quem pedir o selecionado pelo Boa Lembrança, leva para casa esse presente.

Então, se você gosta de ter recordações dos lugares aonde vai, o prato da Boa Lembrança pode ser uma boa pedida!

Os sabores do Ça-vá 

A cozinha do gastrobar, que é comandada pelo Chef Rafael e pelo Chef Márcio, possui pratos que se dividem entre da Terra e do Mar, em que se destacam os pratos autorais dos chefs. Segundo Rafael Libério, “O Ça-vá está sempre na vanguarda da busca por novos ingredientes locais e novas receitas autorais.”

Começando pelas entradas, o Ça-vá oferece várias opções, dentre elas estão as bruschettas e carpaccios, camarões e bolinhos. Uma das especialidades da casa é o Bolinho Ça-vá, feito com abóbora defumada, carne de sol desfiada e queijo coalho.

Parece delicioso, né?

Quanto aos pratos principais, há uma grande variedade, desde os mais tradicionais, como risotos, filet, como também os autorais. Dentre eles destacamos o Salmão Nero Ça-vá, um prato composto por salmão ao molho de damasco e maracujá, acompanhado de arroz negro, folhas de rúcula e vinagrete de manga.

Além deste, outro que chama a atenção é o Linguine Nero Ça-vá, um prato de linguine negro de tinta de lula, servido com camarões frescos e lula, tomates cereja continados e queijo straccitella.

Também damos destaque à Picanha Ça-vá, uma versão de churrasco feita pelo Chef Rafael, composto por uma picanha argentina, acompanhada de um mousseline de abóbora defumada, farofa de pão de alho e vinagrete de manga.

Ficou com vontade? Dá uma olhadinha também no Cordeiro Ça-vá, um prato de carré de cordeiro uruguaio grelhado servido ao molho chimichurri com gnocchi ao molho gorgonzola.

Os pratos têm a opção individual e para dois, como também o Especiais para a Família, que serve até 4 pessoas.

E as sobremesas do Ça-vá? 

O Ça-vá é um restaurante em que todas as sobremesas são preparadas na casa, desde os sorvetes, as caldas, até os os bolos e doces. A casa preza pela produção artesanal, além de dar sempre preferência para a utilização de ingredientes e frutas locais.

Legal, né? As sobremesas do Ça-vá tem esse toque todo especial da nossa terra. Uma das novidades é a Torre Zéiffel, composta por 3 camadas de Zé Pereira (biscoitos típicos maranhenses), com sorvete de baunilha brasileira e calda de chocolate.

Nada como finalizar o jantar com grande estilo e com o gostinho dos sabores maranhenses.

E o cardápio de bebidas?

Da carta de bebidas da casa, o que se destaca são os drinks autorais, todos desenvolvidos pelo Chef Rafael Libério e sua equipe de bartenders. O restaurante busca sempre enaltecer as bebidas locais, como tiquira e cachaças maranhenses, combinadas com as frutas da estação.

Dos drinks da casa, que carregam as marcas do nosso Maranhão, um deles é o Madame Ça-vá, uma bebida à base de Tiquira Guaaja infusionado com flor de vinagreira, Cointreau e um toque de Guaraná Jesus.

Além dos autorais, a casa também oferece desde drinks tradicionais, caipirinha, Gin Tônica, Moscow Mule, como também bebidas quentes, dentre elas a tequila, whisky, vodka, cachaça, que podem ser pedidos em doses ou garrafa.

Outra interessante opção é a carta de vinhos, que podem harmonizar bem com a variedade de pratos da casa. Dentre eles estão os vinhos tintos internacionais, vinhos brancos, espumantes entre outros.

Mas não pode faltar a cervejinha, não é mesmo? O Ça-vá possui uma variedade de long necks tradicionais e de cervejas artesanais que você pode experimentar.

E o que rola de programação no Ça-vá?

Todas as sextas e sábados tem música ao vivo com os cantores locais da cidade, entre os estilos se destacam o Pop e a MPB.

A casa também inclui em sua programação promoções de happy hour de drinks dobrados que acontecem todas às terças e quartas das 19:00 às 22:00. Então, se você não sabe o que fazer nesses dias, é uma ótima ir conhecer o Ça-vá e aproveitar a promo.

Para conferir o cardápio do Ça-vá, você pode acessá-lo por meio deste link.

Informações de funcionamento

Funcionamento: Segunda a segunda, das 12:00 às 15:00 e das 19:00 às 00:00.
Localização: Av. Sambaquis, No. 7, Quadra 18, Calhau.
Delivery: iFood e Whatsapp (98. 98119-4430)

Confira também:

Instagram: cavagastrobar
Facebook: cavagastrobar