DIA DO ESTUDANTE

3 receitas rápidas para estimular a memória e a concentração

Especialista elaborou três receitas para ajudar os estudantes a ter mais disposição e um maior rendimento no dia a dia

O Dia Internacional do Estudante é celebrado anualmente no dia 17 de novembro. A data foi criada em 1941, em Londres, através da iniciativa do Conselho Internacional de Estudantes, como uma homenagem aos jovens da antiga Tchecoslováquia, que lutaram corajosamente contra as tropas nazistas que invadiram o país durante a Segunda Guerra Mundial.  

 Hoje, devido a agitação da rotina diária, sabemos que nem sempre é fácil se concentrar nos estudos e, para facilitar a vida dos alunos e também dos papais que tentam encorar os filhos a se dedicarem mais à tarefa, a Electrolux e a especialista em alimentação Cinthya Maggi desenvolveram receitas sob medida para ajudá-los a terem mais concentração e disposição durante os estudos. Confira: 

 Comece o dia com um delicioso café da manhã  

Para os que querem ter disposição ao longo do dia, não se esqueça de tomar o café da manhã. Os casos de hipoglicemia, quando o nível de açúcar no sangue encontra-se muito baixo, afetam diretamente a concentração, por isso, é necessário começar o dia ingerindo nutrientes básicos que darão energia para o funcionamento cérebro. A dica é consumir alimentos ricos em carboidratos como pães e cereais, principalmente os integrais, além de proteínas, fibras, leites e frutas. 

Sanduíche aberto

 

Sanduíche Aberto 

 Ingredientes :

6 fatias de pão de forma integral 

 Pasta de queijo e ervas 

75g de queijo gorgonzola 

150g de ricota 

¼  xícara (chá) de leite semidesnatado 

¼  xícara (chá) de ervas frescas a gosto (salsa, manjericão, tomilho) 

 Para enfeitar 

100g de Presunto cru em fatias 

1 manga em fatias 

 Preparo 

Faça a pasta. Coloque o queijo gorgonzola, a ricota e o leite no copo do mini processador e bata até obter uma pasta. Adicione as ervas frescas e bata rapidamente para não triturar demais. Corte o presunto cru em tiras. Corte a manga em fatias. Para preparar as torradas, coloque 2 fatias de pão de forma no tostador  e pressione o botão de seleção no nível 3.  

 Informações da receita 

Pães integrais: são ricos em carboidratos complexos e fibras, que podem ajudar a diminuir a incidência de doenças intestinais e cardiovasculares, além de aumentar a sensação de saciedade, prevenindo a obesidade. Podem ajudar a manter o controle da glicemia, sendo mais benéficas para os diabéticos.  

 Manga: nesta fruta, encontramos fibras solúveis e antioxidantes que ajudam a manter os níveis de colesterol em ordem e auxiliam na memória. Contém betacaroteno e vitaminas A e C. Também são ricas em cálcio, ferro e potássio.

Em dúvida do que escolher para o cardápio do almoço? Vá de peixe!  

Os peixes, como o salmão, a cavala, a tilápia e a sardinha, são ricos em Ômega 3, essencial para o desenvolvimento e manutenção do tecido cérebro, além de melhorar a memória, a concentração e possuir ação anti-inflamatória. Esse tipo de gordura também ajuda com a estabilidade emocional e equilíbrio, promove humores positivos e mantém a capacidade mental.  

 Peixe em crosta de nozes com purê de maça e damasco 

Peixe em crosta de nozes com purê de maça e damasco

Ingredientes :

4 filés de tilápia (400g) 

1 colher (chá) de sal 

1 pitada de pimenta caiena 

1 pote de iogurte 

1 xícara (chá) de nozes 

2 colheres (sopa) de azeite 

Purê de Maçã e Damasco 

2 maçãs picadas, sem casca 

100g de damasco seco 

2 colheres (sopa) de suco de limão 

4 colheres (sopa) de açúcar demerara 

1 colher (chá) de gengibre picado 

Para enfeitar 

1 limão 

Preparo 

Tempere os filés de tilápia com o sal, a pimenta e o iogurte. Coloque as nozes no processador  e triture rapidamente. Despeje a farinha obtida em um prato e empane os filés. Ponha-os em uma assadeira untada com metade do azeite e pincele com o restante. Leve ao forno médio (200°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos.  

 Para o purê: coloque em uma panela as maçãs, o damasco, o suco de limão, o açúcar demerara e o gengibre. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por cerca de 10 minutos ou até amolecer as maçãs e o damasco. Retire a panela do fogo e com o auxílio de um mixer, bata até virar um creme. Corte rodelas de limão, faça um corte no meio e torça, formando um twist. Enfeite os pratos e sirva.  

 Informações sobre a receita 

Um dos principais alimentos da cozinha saudável, os peixes são pobres em sódio, gorduras e calorias e contêm menos gordura saturada e colesterol que outras carnes. Nesta receita o peixe é enriquecido com nozes e iogurte, ajudando a reduzir as calorias. A maçã e o damasco são uma alternativa para o purê de batatas, aumentando a quantidade de fibras da receita.  

 Iogurte: alimento de alto valor nutritivo, benéfico para todas as idades. Possui lactobacilos específicos que interage com a flora intestinal, contribuindo para um bom funcionamento do intestino. Excelente fonte de cálcio, importante papel no desenvolvimento da estrutura óssea. 

 Nozes: contém vitamina E, magnésio, potássio e gorduras insaturadas que podem ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares. Além disso, são ricas em magnésio, mineral que reforça a ação antioxidante da vitamina E. 

 Maçã: é rica em fibras e ajuda no processo digestivo. Contém pectina, que é uma das melhores fibras de alimentos para controlar os teores de colesterol. Tem substâncias fitoquímicas, como o ácido elágico que pode ajudar a prevenir alguns tipos de câncer e o ácido málico, que ajuda a melhorar a memória.  

 Damasco seco: rico em betacaroteno, precursor da vitamina A, é um poderoso antioxidante que ajuda a evitar o envelhecimento e muito rico em fibras.

Quando o soninho bater, que tal um café quentinho? 

O café é um estimulante que pode aumentar a atividade intelectual e a resistência à fadiga, desde que consumida em doses adequadas. Assim só deve ser evitada por quem realmente é sensível a ela ou têm problemas de saúde. 

Café com Especiarias

 Café com Especiarias  

Ingredientes: 

½ xícara (chá) de café em pó 

1 colher (café) de canela em pó 

½ colher (café) de cravo da Índia em pó 

1 pitada de noz-moscada 

1 litro de água 

Para enfeitar 

100g de Iogurte grego 

Canela em pó para enfeitar 

Preparo 

Misture o pó de café, a canela, a noz-moscada e o cravo da Índia em pó. Separe a sua cafeteira . Abra a tampa do tanque e encha com a água. Insira o filtro de café permanente no porta-filtro e encha com a mistura de café e especiarias. Pressione o botão Brew. Quando acabar de filtrar, coloque o café nas xícaras. Distribua o iogurte grego por cima e polvilhe com a canela em pó. Sirva rapidamente.  

Informações da receita 

A sugestão é incrementar a bebida de todo dia com um toque especial. As especiarias conferem um sabor exótico e diferente e a adição do iogurte grego dá um toque especial e menos calórico que um chantilly.  

 

Veja também

Edições Impressas Confira nossas publicações Ver Mais
Mais Populares As mais visitadas do nosso site Ver Mais