RECEITAS

26 de março Dia do Cacau

Porque a matéria prima de uma das delícias mais pareciadas no mundo tinha que ter uma data dedicada a produção e apreciação do doce

Neste domingo, é comemorado o Dia do Cacau, considerado a base do chocolate. Algumas pessoas são tão apaixonadas, que se consideram “chocolatras”, e não conseguem ficar muito tempo sem comer chocolate. Apesar de ser rico em açúcar, os amargos e meio amargos podem trazer benefícios a saúde, desde que sejam consumidos moderadamente.

Na lista de benefícios do cacau: está a sensação de bem-estar  por causa da ação da endorfina e da dopamina, relacionadas ao relaxamento. Alguns cientistas afirmam que a delícia é capaz de aumentar a produção dessas substâncias; fornecer energia ao organismo por ser rico em calorias; faz bem ao coração porque promove um fluxo adequado de sangue devido aos potentes antioxidantes do grupo dos flavonoides que possui.

E domingo é um dia perfeito para celebrar a data, com doces de encher os olhos e o paladar de sabor.

Veja três receitas simples.

Bolo de cacau em pó

Ingredientes

½ xícara de cacau em pó
4 colheres de chá de fermento em pó
2 xícaras de farinha de trigo integral fina
1,25 xícaras de açúcar mascavo
2 colheres de sopa de mel
1,5 xícaras de de Água
2 unidades de ovo orgânico
0,6 xícara de óleo de canola
2 colheres de chá de essência de baunilha
1,5 xícaras de água

Modo de preparo

Para fazer bolo de cacau em pó, comece por preaquecer o forno a 180 º C. Coloque o cacau em pó, a farinha de trigo integral, o açúcar mascavo, o sal e o fermento em uma tigela funda e misture.
Faça um buraco no meio da mistura de ingredientes secos do bolo de cacau e adicione a água, os ovos, mel, a essência de baunilha e o óleo. Use um fouet ou uma colher de madeira e mexa tudo até obter uma massa homogênea e espessa. Coloque a massa do bolo em uma assadeira previamente untada e enfarinhada e asse no forno por 40 minutos, aproximadamente. Quando estiver pronto, retire do forno e espere que esfrie para desenformar.

yummytummyaarthi.com

Chocolate quente com pimenta

Ingredientes

1 xícara de leite integral
1 xícara de leite em pó
2 colheres de sopa de cacau em pó
1 colher de café de canela
1 colher de café de cravo
1 colher de café de pimenta vermelha em pó

Modo de preparo

Coloque meio copo de leite integral em uma panela e reserve o resto. Junte o leite em pó e leve a panela a fogo médio. Adicione o cacau em pó e deixe dissolver completamente sem chegar a aferventar.
Mexendo sempre, junte a pimenta vermelha em pó, o cravo e a canela. Separadamente, dissolva o amido de milho na meia xícara de leite integral reservado. Quanto mais maisena adicionar, mais espesso o chocolate ficará. Adicione a mistura à panela pouco a pouco até atingir a consistência desejada.Deixe ferver por alguns minutos até o chocolate quente com pimenta começar a engrossar, mexendo sempre. Retire do fogo e, se necessário corrija o tempero.

Mousse de Chocolate Paleo

Ingredientes

1 abacate maduro cortado em pedaços
3 colheres de cacau em pó
2 laranjas espremidas
tâmaras para adoçar (cerca de 10 ou 12)

Modo de preparo

Bata tudo no processador até homogeneizar. Vá colocando as tâmaras uma a uma para sentir o doce que se adapta ao seu paladar. Leve para gelar por pelo menos duas horas.

 

 

Carregando