RECEITA

Sobremesa de Natal: experimente uma receita diferente para adoçar a ceia

Juliana Coutinho compartilha receita de sobremesa de Natal para sair do comum e surpreender

Pavlova por Juliana Coutinho

Além da reunião em família tão esperada, as expectativas giram muito em torno da ceia de Natal que é um dos momentos mais aguardados dessa temporada e todo final de ano é a mesma história: quais serão as sobremesas? Se você ainda está com essa dúvida, quer surpreender a família e apresentar algo diferente, e, ao mesmo tempo, relativamente simples, a sugestão é da chef Juliana Coutinho, que compartilha uma receita de Pavlova. Para muitos o nome pode parecer estranho, mas é um bolo feito a base de merengue que pode surpreender.

A Pavlova é uma sobremesa inventada no século XIX, Auguste Escoffier, responsável pela cozinha de um hotel famoso naquela época, o Ritz, em Paris. O seu nome até hoje é símbolo de elegância e charme. O nome é uma homenagem a Anna Pavlova, também um grande nome do balé.

“Ótima sugestão para as festas de fim de ano, a Pavlova é uma sobremesa em forma de bolo, à base de merengue cujo nome é uma homenagem à bailarina russa Anna Pavlova. É crocante por fora e macio por dentro, podendo ser decorado com frutas”, explica Juliana.

Quem não gosta da simples ideia de um enorme merengue, de casca durinha e macio por dentro, recheado com creme chantili e morangos frescos? Quer surpreender em casa neste fim de ano? Então veja o passo a passo da receita.

Ingredientes:

4 claras
16 colheres de (sopa) de açúcar
2 colheres de (sopa) de amido de milho
1 colher de (chá) de vinagre branco de maçã.
1 colher de (café) de baunilha.
Chantili
Frutas para decorar (secas ou frescas) como: morangos, abacaxi, kiwi ou damasco.

Modo de fazer:

Na batedeira, bata as claras e o açúcar, devagar até ficar bem firme em ponto de suspiro.
Desligue a batedeira, acrescente o amido de milho, o vinagre de maçã e a baunilha e mexa delicadamente.
Forre uma assadeira com papel manteiga e despeje o merengue. Leve-a ao forno pré-aquecido em 150 °C a 180 °C. Depois de pronto deixe esfriar dentro do próprio forno.
Bata o chantili com a baunilha e coloque-o delicadamente em cima do merengue já desenformado. Decore com frutas de sua preferência e leve à geladeira.

Carregando