VALORIZAÇÃO E CRIATIVIDADE

No Dia Mundial do Pão conheça uma das receitas de destaque no Festival das Tulhas

Mesmo não estando no período em que a igreja católica comemora Santo Antônio, a chef Juliana Coutinho, revela receita especial do pão tradicional em um dos maiores eventos de gastronomia do Maranhão

Pão de Santo Antônio por Juliana Coutinho

O Dia Mundial do Pão é celebrado nesta sexta-feira, 16 de outubro, um alimento super democrático, com diferentes versões e sabores pelo mundo. E que não poderia ficar de fora do maior evento de gastronomia do estado que é o Festival das Tulhas, que encerrou a 4º edição nesta quinta-feira, a primeira totalmente online e que contou com a participação de 156 convidados que compartilharam receitas, projetos e experiências.

Leia mais: Dia Mundial do Pão: veja como preparar uma das primeiras receitas de pão no mundo

Diversas receitas foram estrelas do evento e entre elas o pão de Santo Antônio, que faz parte da cultura de muitos fiéis católicos por representa caridade e que ganhou uma nova versão nas mãos da chef especialista em panificação natural, Juliana Coutinho, mineira que já mora no Maranhão há alguns anos.

Juliana Coutinho

“No festival participei em dois momentos: com o pão de Santo Antônio, ficha técnica elaborada por mim. Me senti extremamente agradecida pelo convite em participar do Festival das Tulhas, pela confiança, pelo respeito à minha contribuição, pelo acolhimento a essa filha adotiva do coração. O Festival é grandioso!”, acrescenta Juliana.

A receita é uma boa sugestão para comemorar esse dia e traz para muitas pessoas, boas lembranças por estimular memórias afetivas. A versão da chef ganhou um toque especial com abóbora e cebola caramelizada. Vale a pena fazer em qualquer época do ano!

Pão de Santo Antônio por Juliana Coutinho

Ingredientes:

500 gramas de farinha de trigo

250 gramas de abóbora sem casca e picada

180 gramas de água morna

90 gramas de manteiga derretida ou óleo vegetal

45 gramas de açúcar

15 gramas de fermento biológico seco

2 pitadas de sal

1 xícara de cebola caramelizada

Modo de preparo:

Numa panela cozinhe os pedaços de abóbora até que fiquem macios, reserve! Em uma tigela, coloque quatro colheres de sopa de farinha de trigo, fermento e o açúcar. Acrescente água morna aos poucos e deixe descansando por cinco minutos – verá que irão se formar pequenas bolhas-.

Na tigela, coloque a abóbora cozida e o óleo ou manteiga derretida. Acrescente o restante da farinha de trigo aos poucos, misturando com as mãos. Adicione a farinha até que a massa desgrude das mãos e fique homogênea e lisa. Em seguida acrescente as duas pitadas de sal, se quiser um pão mais adocicado, acrescente apenas uma pitada de sal.

Em uma superfície lisa coloque farinha de trigo e comece a sovar a massa. Faça isso por cerca de 20 minutos. Deixe a massa descansar por 30 minutos coberta com um pano de prato ou dentro de depósito com tampa. Sobre uma superfície lisa, abra a massa com as mãos e polvilhe sobre ela a cebola caramelizada, feche como um envelope lado direito, lado esquerdo, lado superior e lado inferior e coloque a massa numa forma untada e enfarinhada e  espere até dobrar de tamanho (cerca de 1 hora).Depois, leve para assar em forno preaquecido por 35 minutos aproximadamente ou até ficar douradinho.

Confira a receita completa em vídeo no link abaixo:

Pão de Santo Antônio por Juliana Coutinho

 

Carregando