SABOR DE CASA

Gelaterias genuinamente maranhenses que você precisa conhecer

Além do picolé e da casquinha, os gelados prometem surpreender no quesito criatividade e mistura de ingredientes naturais

Valorizar o sabor de frutas e demais ingredientes regionais e lançar produtos sem conservantes e feitos de forma artesanal, é o diferencial de marcas de gelato e sorvete já consolidadas no mercado e são genuinamente maranhenses, oferecendo produtos ainda mais exclusivos.

Para quem fica em dúvida, teoricamente, “gelato” é sorvete em italiano. Mas o tipo de sorvete que convencionou-se chamar de gelato no Brasil de fato é o artesanal com mais qualidade.

Na seleção Você, Gastrô de hoje, três sorveterias maranhenses onde vale a pena suspender a dieta ou até mesmo se manter dentro dela, já que entre os gelatos, sempre há opções diets, sem leite e criações surpreendentes.

SorveteCoco

A marca está há quatro anos no mercado e valoriza gastronomia e cultura maranhense

Um clássico que não poderia ficar de fora da lista, afinal de contas, sorvete de coco artesanal no caixote é sem dúvidas um produto que representa não só a gastronomia, mas a cultura maranhense.

A ideia que surgiu do advogado Lívio Estrela, que mesmo exercendo direito, sempre teve vontade de empreender. Apaixonado por São Luís ele encontrou nas ruas da cidade, uma forma de transformar o tradicional sorvete de coco vendido no caixote em algo que misturasse não só o sabor, mas também, identidade cultural.

“Um dia, um parente que mora no Rio de Janeiro me pediu para levar o sorvete de coco que só tem aqui, tive um estalo imediato. Foi então que nasceu a ideia de iniciar um empreendimento que valorizasse a minha cidade, com a venda de um produto peculiar, que só tem aqui, foi aí que nasceu o conceito da SorveteCoco.  Enxerguei no nosso sorvete de coco (e na melhor casquinha do mundo!) um produto vendável e que as pessoas se identificariam bastante, por trazer a caracterização da cidade, tendo uma identidade direta com São Luís”, acrescenta Lívio.

A marca que já está há quatro anos no mercado, já pensa em abrir uma nova loja, mas não perde suas características do início e os produtos como o sorvete de coco, coco com maracujá, casquinhas crocantes e caixotes personalizados prontos para viagem, podem ser encontrados na loja física na Ponta d’Areia ou pedido por delivery.

“Temos ainda o serviço de fornecimento do sorvete e da casquinha para bares e restaurantes, proporcionando uma experiência única para o cliente, que pode ter o seu sorvete servido pelo próprio garçom, na mesa, direto do caixote da SorveteCoco”.

Endereço: Avenida dos Holandeses, Villa Premier, Ponta d’Areia.

Pedidos: (98) 982581468

Amoretto Gelatto

A marca surgiu em 2015 e é maranhense e usa técnicas e toque italiano irresistível

Com duas unidades em São Luís, a Amoretto Gelatto se destaca pelos sorvetes artesanais italianos preparados com combinações únicas e regionais como, por exemplo, camarão com açaí, murici, jaca e mais uma lista com cerca de 200 sabores diferentes a disposição dos clientes.

A marca surgiu em 2015 e é maranhense por natureza, mas com as técnicas e toque italiano irresistível que a sócia proprietária Vanusa Marinho fez questão de adaptar, valorizando frutas e demais itens regionais.

“A gastronomia sempre foi a paixão da família e o mundo do gelato, é uma alquimia que nos dá diversas possibilidades, seja a partir de uma sobremesa ou de uma fruta regional, estamos sempre criando. Com a mistura de chocolate 70% com ervas finas fazemos o gelato de especiarias que leva ervas como o cardamomo, a cajuína produto típico do Ceará e Piauí ou o galato de vinho tinto produzido na Itália, tudo é feito com muito amor”, explica Vanusa.

O freezer colorido, chama a atenção de quem chega nas lojas, com tamanha variedade que fica difícil escolher o que provar. Em breve,  a marca deve lançar uma novidade europeia e mesmo com os últimos meses de pandemia a loja tem seguindo firma na arte de misturar sabores e criar gelatos incríveis.

Endereço: Shopping da Ilha de 10h às 22h e Avenida São Luís Rei de França -Turu de 12h às 21h.

Diverno Gelato

Diverno Gelato, traz opções como o gelato de cupuaçu, bacuri e abacaxi de Turiaçu

A maranhense Diverno Gelato, traz opções incríveis de sabores que são o reflexo da gastronomia local, com a utilização de frutas que estão na rotina dos maranhenses como o gelato de cupuaçu, bacuri e abacaxi de Turiaçu e outros que harmonizam diferenciados ingredientes como banana, chocolate e caramelo em um único sorvete.

Os criadores da marca são os empresários, Rodrigo Chaves Lima (Natural de São Luís) e Danielle Rodrigues Lima (Natural de Imperatriz), que buscaram uma estratégia diferente para abordar o mercado.  Após viajar por vários lugares experimentando diferentes sabores, resolveram instalar em São Luís um lugar que oferece um sorvete artesanal com frutas regionais, tendo na preparação técnicas italianas de fazer gelato. São quatro lojas em São Luís, o mais recente ponto  foi montado no Empório Mateus da Cohama, com um ambiente pequeno, mas acolhedor.

Endereço: Avenida Litorânea Na Praia Villa Food; Empório Mateus da Cohama; Renascença; Ponta da Areia e Cohajap.

Carregando