16 de outubro

Dia Mundial do Pão: veja como preparar uma das primeiras receitas de pão no mundo

16 de outubro é celebrado o Dia do Pão e chef Mayara Fonseca ensina uma receita de pão ázimo para preparar em casa.

Francês, rústico, bengala, filão, caseiro, de cereais, ciabatta, bisnaga, sírio, doce, australiano, de forma, italiano, integral… O pão é um dos alimentos mais tradicionais no mundo e tem inclusive uma data especial o Dia Mundial do Pão — comemorado em 16 de outubro (nesta sexta-feira)— instituído em 2000, em Nova York, pela União dos Padeiros e Confeiteiros.

A história do pão é antiga. Ele teria surgido há mais de 6 mil anos, quando os egípcios descobriram a fermentação do trigo. Era considerado um alimento básico e símbolo de poder. Aqueles preparados com trigo de qualidade superior eram destinados apenas aos ricos. Os egípcios se dedicavam tanto que se tornaram conhecidos como “comedores de pão”.

Atualmente se tornou bem acessível e com diversas variações que o tornam ainda mais saboroso. Apesar da grande variedade disponível atualmente, a essência de sua receita permanece a mesma: uma combinação de farinha, água, sal e fermento que, ao longo do tempo, foi enriquecida com grãos, temperos, embutidos, carnes, queijos, legumes, verduras, cremes, chocolate e frutas, ganhando um toque artesanal.

Mayara Fonseca e Rogerio Shimura um dos maiores especialista em panificação do país

Como é feito atualmente em São Luís na Casa do Pão, que há um ano trabalha com diversas variações, para oferecer sempre opções que agradam todos os gostos, como: pão sem leite, açúcar ou gordura, recheados e doces, até mesmo antepasto e geleia artesanal como sugestões de acompanhamentos.

“A Casa do Pão tem um ano e meio e surgiu com a proposta de fornecer um pão artesanal, saudável e de melhor qualidade, para que as pessoas possam voltar a consumir pão tranquilamente. Para tirar a imagem de que o pão é o violão. Já que é um alimento que faz parte da nossa história e está presente na nossa mesa todos os dias”, explica Mayara Fonseca.

Um dos diferenciais para qualidade do produto é a fermentação natural, pães fabricados com fermento natural são uma ótima alternativa para quem busca alimentos feitos com o mínimo de ingredientes artificiais ou, ainda, criar receitas e provar outras variedades de pães.

Porém, preparar um pão em casa pode ser um desafio para muitas pessoas e às vezes nem mesmo a receita ensinada na internet, pode ajudar a alcançar o preparo perfeito daquele pãozinho que se deseja comer quentinho com toque caseiro.

Para auxiliar quem pretende aproveitar a data e quer celebrar fazendo o próprio pão, a Mayara Fonseca, repassa uma receita simples e que pode ser feita até mesmo por quem não é especialista na cozinha e que marca a origem do pão na humanidade.

Confira a receita de pão ázimo, é um tipo de pão assado sem fermento, feito somente de farinha de trigo e água. “É leve prático, não precisa de muitos ingredientes e é um pão que tem muita história. O pão ázimo, ele é um dos mais antigos do mundo”, acrescenta.

Pão Ázimo por Mayara Fonseca 

Pão Ázimo

Ingredientes

1 xícara (chá) de farinha de trigo

1/3 xícara (chá) de água

1 colher (sopa) azeite

1/2 colher de sal

Modo de Preparo

Em uma tigela misture os ingredientes secos, faça um buraco no meio, coloque metade da água e misture, depois adicione o azeite e em seguida o restante da água, amassando até obter uma massa única.

Retire da tigela, polvilhe uma bancada limpa com um pouco de farinha, sove a massa até ficar lisa e elástica.

Modele uma bola com a massa, coloque em uma tigela untada com óleo e cubra com um pano. Deixe descansar por uns 10 min.

Forme rolo com a massa, corte em 10 pedaços com uma faca, e faça bolinhas. Polvilhe a bancada novamente e abra as massas bem finas com a ajuda de um rolo, ou até com uma garrafa.

Aqueça uma frigideira, fogo médio, retire o excesso de farinha dos discos, e sem untar, coloque na frigideira. Deixe assar por uns 40 segundos, até formar bolha e começar a dourar na parte de baixo, vire com cuidado e deixe por mais 20 – 30 segundos, o pão vai inflar. Repita com as outras massas e vá colocando uma em cima da outra em um prato para manter aquecido.

“O pão ázimo é um dos pães mais antigos do mundo. É ideal para servir com antepastos ou montar sanduíches”.

Carregando