TÉCNICA E SABOR

Charcutaria a arte de transformar carnes com opções em São Luís

O termo deriva do francês “charcuterie” e consiste na arte de transformar carnes que surgiu como método de conservação antes do advento da refrigeração e tem ganhado adeptos desde sempre e principalmente em São Luís

A charcutaria para quem ainda não conhece é o princípio básico de aproveitar todo o animal, inclusive as partes nobres, com a utilização de técnica que prepara a carne para produzir alimentos defumados, curados e embutidos, como: salames, linguiças, morcela e codeguim, por exemplo. Atualmente a arte da charcutaria é utilizada para descrever o trabalho de quem fabrica produtos com diferentes técnicas de conservação.

“Hoje a charcutaria é a melhor técnica de controle de temperatura e humidade do alimento para uma cura perfeita, para que não deixemos proliferar bactérias e fungos não desejados”, explica Hugo Di Minda, especialista em charcutaria.

A prática acabou tornando-se um dos hobbys culinários mais simples, e que atrai cada vez mais entusiastas, como Hugo Di Minda que transformou um prazeroso passatempo em negócio e criou a Di Minda Produtos Artesanais.

“A Di Minda começou como hobby há três anos, vendendo e consumindo entre amigos. Há um ano percebi que poderia comercializar em mercados, hamburgueria e empórios. Fui buscar conhecimento, fazendo curso dá A Cava (SP),  a primeira loja a expor meu produto foi a Sady Boutique de Carne, abrindo as portas para o mercado de steakhouse e hamburguerias”.

A ideia da marca é a produção de itens artesanais e sem conservantes. São produtos de sabor acentuado e extremamente saborosos, que nos últimos anos vem sendo incrementados e ganhando um toque gourmet, como um dos itens mais buscados que é a linguiça suína cuiabana, feita com carnes suínas selecionadas, leite, queijo coalho sertão e especiarias.

Em São Luís existem diversas marcas especializadas em charcutaria e produção artesanal, como a linguiça, por exemplo, confira a lista.

Próxima »1 / 5
Carregando