VALORIZAÇÃO E CRIATIVIDADE

Buriti será uma das estrelas do Festival das Tulhas e foge do tradicional

O evento pela primeira vez vai acontecer com transmissão online e irá valorizar toda a cadeia produtiva envolvida na arte de cozinhar, do artesanato ao empreendimento turístico.

Em 2018 foi vencedor do concurso ENCHEFs no Maranhão

Chef Gopa une arroz e buriti em uma receita que traz sabor e identidade maranhense para 4ª Edição do Festival das Tulhas, que inicia dia 13 e segue até 15 de outubro, com o tema. Grandes Descobertas.

O evento vai mostrar diversas receitas criativas e releituras que devem surpreender internautas e o público, em geral, como vatapá, brioche e pão de buriti, leite condensado de babaçu, bebidas típicas do Maranhão e artesanais e entre elas está o prato Encantos do Maranhão, uma receita criada pelo chef Gopa, que traz sabores das palmeiras do Maranhão com arroz, um dos itens que não faltam na mesa do maranhense.

 

Vatapá com chips de quiabo do chef Gopa

O chef explica que a ideia é mostrar que com o buriti é possível fazer muito mais do que suco ou doce, aproveitando as potencialidades da fruta em outros preparos, como vatapá com chips de quiabo e moqueca. Na última edição do Festival das Tulhas Gopa apresentou um pudim salgado de buriti com tuile de beterraba.

“O prato foi criado por eu ser maranhense e como bom maranhense amar arroz. Busquei nas minhas memórias afetivas as lembranças do almoço em família de domingo e junto poder trazer ingredientes, além do arroz o sabor das nossas palmeiras. Quero quebrar o paradigma, pois, é possível elaborar receitas salgadas”, pontua chef Gopa.

Essa edição especialmente ocorrerá virtualmente pelo Instagram e Youtube, em parceria com os mais conceituados representantes dos diversos setores, público e privado do Maranhão. Além da gastronomia, terá ainda empreendedorismo, artesanato de diversas localidades como São Luís, Alcântara, Lençóis Maranhenses, Delta das Américas, Cocais e Chapada das Mesas, dança, fotografias, músicas, entre outras surpresas que serão alguns dos destaques programados.

Carregando