Negócios

São Luís ganha cafeteria que resgata tradição de fazeres e sabores maranhenses

Cafeteria “Café Ideal” foi inspirada em venda de cuscuz nas ruas da cidade por pregoeiros. Negócio teve início em plena pandemia na modalidade delivery e agora também recebe clientes no espaço físico.

Cultura, tradição e sabores: esta é a proposta dos empresários Aline Vasconcelos, Carlos Figueiredo e Fernando Coelho, que nos 408 anos de São luís apresentam como a ideia de um negócio o resgate e reforço a cultura local, prometendo proporcionar uma sensação de bem estar envolta na experiência de se tomar café com o típico cuscuz ideal.

Os empresários e sócios Fernando Coelho, Aline Vasconcelos e Carlos Figueiredo são responsáveis pelo Café Ideal e, juntos, idealizaram a concepção do espaço. (FOTO: Divulgação)

De acordo com o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 716 mil empresas fecharam suas portas desde o início da pandemia, junto com a queda de 29% de abertura de novas empresas. Mas o Sebrae lembra que este período não traz só histórias tristes, o cenário é preocupante mas os períodos de crise também geram oportunidades empreendedoras, e foi exatamente neste cenário que nasceu o Café Ideal.

Olha o ideaaaaal

A ideia, que começou em formato delivery no início da pandemia, cresceu e virou cafeteria física. Os empresários desenharam o negócio valorizando figuras icônicas, presentes no imaginário do maranhense. Quem não sabe reconhecer o grito lá longe do vendedor de cuscuz ideal em sua bicicleta pelas ruas de da cidade: “olha o ideaaaaaaaaaaaal!”.

O pregoeiro Neres, que ilustra as imagens espalhadas pela cafeteria. (FOTO: Divulgação)

Quando se entra no café, a primeira visão é das várias fotos do seu Neres, morador do bairro da Forquilha, que vende ideal em sua bicicleta há mais de 25 anos. “Este negócio vai além servir café, ele representa pessoas em toda a sua cadeia produtiva, desde o agricultor que cultiva um grão selecionado a partir de 900 metros de altitude, até o nosso querido vendedor de cuscuz ideal, ícone popular da nossa cultura” lembra Carlos Figueiredo, administrador, Barista e um dos sócios.

O sorriso do pregoeiro é um convite ao acolhimento com boas doses de café com cuscuz, sabor raiz do Maranhão. (FOTO: Divulgação)

Alimento que conforta e traz boas lembranças, o ideal é um alimento que te abraça com sentimentos bons de uma época que pode voltar todas as vezes que você senta e aprecia um pedaço de nossa história.

“Para nós atendimento é transitório, a experiência que queremos oferecer é de refúgio e bem estar” afirma Aline Vasconcelos, jornalista e sócia.

A chef de cozinha que viralizou na web

O café, por uma grande coincidência, já tinha em seu time a recém-formada Chef de Cozinha Conceição Gonçalves Figueiredo, de 69 anos, que nos últimos dias viu suas fotos de formatura viralizarem na internet com mais de 600 mil visualizações com citação em diferentes perfis conhecidos nacionalmente no Instagram. O sorriso de satisfação da chef e sua naturalidade ficaram conhecidos quando uma de suas netas postou no Twitter as fotos de colação de grau pela web do seu primeiro curso superior, quase aos 70 anos.

Serviço

Onde – Avenida dos Holandeses, Galeria Fiori, ao lado do Restaurante Beiruth, em frente à Mercedes Bens e à entrada do Grand Park.
Horário funcionamento da cafeteria e take away – das 8h às 20h de segunda a sábado.
Delivery – (98) 99160-0066 (Whatsapp)

Carregando