ESPECIALIZAÇÃO

Curso de fotografia gastronômica vai ensinar a criar imagens que dão água na boca

As aulas irão acontecer para duas turmas e ensina os princípios para uma boa foto com smartphone e para fotógrafos que usam câmeras profissionais

Por Anderson Freire

Sabe aquelas fotos de pratos bem elaborados ou drinques coloridos que dão água na boca? Elas serão o tema de mais um curso do fotógrafo Anderson Freire de Recife (PE), especialista em fotografia gastronômica e que está em São Luís pela segunda vez, nos dias 25 e 26 de setembro, para compartilhar dicas infalíveis para iniciantes e fotógrafos profissionais sobre o tema na hamburgueria Rocha Burger.

Formado em fotografia, Anderson tem 13 anos de profissão. Antes de focar na gastronomia como especialidade, ele atuou como fotógrafo na redação do Diário de Pernambuco e também em um clube de futebol. São nove anos dedicados a registrar preparos culinários diversos, uma especialidade que foi se desenvolvendo pelo prazer e também pelas memórias afetivas que construiu na infância.

“Eu sempre me identifiquei com gastronomia. Cresci vendo minha vó e minha mãe cozinhando muito, eu ficava por perto do fogo, então tem a questão da memória afetiva, sempre gostei da cozinha e me identifiquei muito, apesar de não cozinhar muito eu sempre gostei de gastronomia”, explica Anderson.

Por Anderson Freire

Serão duas turmas do curso de 16 horas de duração, guiadas por Anderson Freire. Uma para iniciantes chefes de cozinha e estudantes do ramo que vão aprender principalmente a como tirar fotos com o celular e outras para fotógrafos com o uso de câmeras profissionais.  Em formato de workshop e com boas doses de teoria e prática, nas aulas serão abordados temas fundamentais para a construção e elaboração deste tipo de imagem como: food style, composição, técnicas de iluminação e como ela interage com diferentes texturas dos alimentos, técnicas de pós produção, mercado de trabalho, entre outros temas relacionados diretamente com o cenário gastronômico atual.

Os participantes vão entrar no universo incrível da fotografia gastronômica e sair preparados para produzir imagens impactantes que alimentam não só o mercado publicitário, mas também ascendem o desejo de muita gente. Já que esse se torna um bom momento para incentivar novos profissionais da área de gastronomia e fotógrafos de outros seguimentos, principalmente com a imersão online e a variedade de aplicativos que clientes, restaurantes e similares estão utilizando.

“Serão repassadas técnicas para que os participantes possam produzir o próprio conteúdo e usar nas redes sociais. O seguimento de delivery ficou muito forte a partir de alguns anos. Antes poucos chefes viam isso [fotografia gastronômica] como algo que tinha que ser investido, agora estão investindo mais na valorização da imagem. E com a pandemia isso ficou mais evidente, surgiu uma demanda maior”, pontua.

Informações: Rocha Burger- Rua São Marcos, Ed. Unique, Ponta do Farol. (Em frente ao Hotel Luzeiros)

Telefone: (98) 984680741

Carregando