SABOR MARANHENSE

Aprenda a preparar uma torta de camarão com dicas de profissional

Chef Alê Barreto traz dicas e receita do prato tradicional e um dos ícones da culinária maranhenses

Típica e saborosa, a torta de camarão é muito apreciada pelos maranhenses. Um dos pratos que não podem faltar em datas comemorativas, como o São João, por exemplo, mas que é preparada em qualquer época do ano.  Simples e saborosa, a torta destaca uma das iguarias tradicionais em São Luís que é o camarão seco. Além de ser um prato que pode ser combinado com diversos acompanhamentos, entre eles o delicioso arroz de cuxá, veja receita aqui.

A torta de camarão pode ser preparada de diversas formas e ter diferentes consistências, não existe uma receita única, porém, algumas dicas podem ajudar a chegar ao preparo do prato perfeito. Alê Barreto que é especialista em culinária contemporânea e chef do Alê Cozinha Contemporânea e Villa 230 Gastrobar em Balsas, compartilha três dicas importantes para que a torta de camarão possa sair irresistível.

Alê Barreto, chef especialista em culinária contemporânea

“A perfeição de um prato parte da escolha dos melhores produtos, os mais frescos e mais saudáveis. Cozinhe usando a sua melhor energia, pois essa energia irá fazer parte do seu corpo, do meu corpo e do corpo de alguém e tenha foco em como você faz. A atenção na preparação do prato e o uso das ferramentas tecnológicas da cozinha, lhe trará o melhor resultado”.

Outros detalhes na preparação também devem ser levados em consideração, como saber exatamente o tempo de forno e dosagem de sal.

“Muitas vezes o tempo de cocção de uma receita não é considerado. Isso resulta em uma textura não adequada e a presença do sabor queimado. Outro erro está no paladar, existe sal que salga mais do que outros sais. Não entender que o camarão seco já possui sal, pode deixar sua torta muito salgada”, explica Alê Barreto.

Para quem nunca preparou uma torta de camarão e quer tentar pela primeira vez ou para aqueles que querem colocar em prática as dicas acima, o chefe compartilha uma receita desse prato tão tradicional na culinária maranhense.

Torta de camarão pelo chef Alê Barreto

Ingredientes:

1 kg de camarão seco tamanho médio

6 unidades de batatas inglesas grandes, cozidas, cortadas em cubos

2 cenouras cozidas cortadas em cubo

3 tomates picados

3 cebolas picadas

3 pimentões verdes picados

4 maços de cheiro verde picados

8 ovos

Suco de um limão

Azeite de coco babaçu

1 colher de sopa de corante (urucum)

Pimenta do reino a gosto

Sal a gosto

Modo de preparo:

  1. Lave o camarão e deixe de molho para retirar o excesso de sal.
  2. Aqueça uma panela, coloque o um fio de azeite, refogue a cebola, depois o tomate, acrescente o camarão, ponha o corante e mexa um pouco. Depois coloque pimentão, batata, cenoura e o cheiro verde. Acrescente um pouco de água e deixe refogar por uns seis minutos, adicione o suco do limão, a pimenta do reino e ajuste a nota de sal. Desligue o fogão e reserve.
  3. Aqueça o forno.
  4. Bata os ovos e adicione um pouco em uma assadeira, untada com azeite de babaçu e acrescente o refogado por cima, cubra com o restante dos ovos batidos. Leve ao forno na temperatura de 180° graus por uns 30
    a 45 minutos. E depois a sua torta de camarão já está pronta para servir.

 

 

Carregando