SÉRIE ESPECIAL

Cafés do Centro Histórico: Bumba Café

O Você, Gastrô! preparou um tour pelas cafeterias da Praia Grande. Visitamos cinco casas na região e vamos apresentá-las aos poucos. Começamos pelo aconchegante Bumba Café

Foto: Mahatma Djalma

Começamos subindo a Rua da Estrela para chegar ao primeiro dos cinco empreendimentos visitados: o Bumba Café, que está dentro do Centro Cultural Vale do Maranhão, próximo à Faculdade de Arquitetura da Uema. Inaugurado em outubro de 2017, o espaço é aconchegante e bem decorado. Ideal para quem quer encontrar os amigos no final da tarde, visitar o museu do Centro Cultural ou apenas passar pela região.

O cardápio de cafés é variado e oferece opções quentes e geladas, além de sucos e chá mate. Para acompanhar, há pães variados. Todos feitos na casa, de forma artesanal. Também bolos e tortas recheadas e, claro, como não poderia faltar em um bom café maranhense, culinária regional: beiju, cuscuz, bolo de tapioca, suco de cupuaçu e farofa de ovo! Além disso, o local também está aberto para almoço, em dias úteis, com uma opção por dia de prato executivo e aceita reserva.

“Nossa proposta é a mais artesanal possível, usamos de simplicidade e bom gosto. Prezamos o amor em tudo que fazemos, desde as ideias, o espaço, as comidas, o atendimento…”, explica Victória Batista, empresária, que juntamente com a mãe, Antônia, é responsável pelo empreendimento.

Para elas, ter uma cafeteria na Praia Grande é a realização de um desejo. “O melhor de termos o café aqui no Centro, nesta localização, é poder atender públicos variados. Desde funcionários públicos dos órgãos próximos, até alunos da faculdade de arquitetura, estudantes do IFMA, pessoal da escola de enfermagem; os pais que vão passear no museu com as crianças e, claro, os turistas”, comenta Victória Batista. Mãe e filha contam que já receberam visitantes de várias partes do Brasil, além de franceses, italianos, poloneses, americanos, argentinos, mexicanos, etc.

Foto: Créditos na imagem

O Bumba Café está aberto de terça a sábado, entre 10h e 19h. Nos dias em que a programação noturna da casa de show do museu se estende, a cafeteria acompanha o horário de funcionamento das atividades culturais. O endereço é Rua Henrique Leal, 149, Centro – São Luís. Você pode acompanhá-los também pelo Instagram em @bumbacafe.

Leia as principais notícias do dia em O Imparcial

Carregando