SABOR DA ILHA

Casquinha de Caranguejo: receita rápida e fácil de fazer

Caranguejo versátil. Faça em casa um dos principais aperitivos servidos nas praias de São Luís

Crustáceo característico do Maranhão, o caranguejo pode ser preparado de diferentes formas, tanto para refeição, caso da caranguejada e da torta, como para aperitivo, a exemplo da casquinha, patinha e do toc-toc.

Entradinha muito comum nos bares e restaurantes das praias de São Luís, a casquinha de caranguejo parece ser difícil de fazer, mas seu preparo é na verdade muito simples. E o resultado é uma comidinha leve e muito saborosa, que aceita acompanhamentos diversos.

No restaurante Casa de Juja, da Chef que dá nome ao local, a casquinha é feita assim:

Ingredientes

– 200g de carne de caranguejo sem cartilagem

– 1 colher/sopa de azeite

– ½ cebola ralada

– ½ tomate pequeno picadinho

– 1 ou 2 pimentas de cheiro picadinhas

– ¼ de limão

–  sal

Preparo

– Aqueça o azeite e refogue a cebola. Junte o tomate e a pimenta de cheiro e continue refogando até quase formar uma pasta.

– Coloque a carne de caranguejo e tempere com limão e sal a gosto. Mexa bem e vá provando para acertar o tempero.

– Adicione um pouquinho mais de azeite, se necessário, e deixe cozinhar por mais alguns minutos.

Pronto! Rápido, prático e com ingredientes simples. A Chef Juja ainda dá uma dica: quem é fã de pimenta, pode acrescentá-la ao preparo para intensificar o sabor.

Foto: Divulgação

Os acompanhamentos mais comuns para a casquinha são farofa, vinagrete e vatapá, mas vale experimentar outro item de sua preferência, como queijo, por exemplo. Eles podem ser servidos à parte ou agregados à casquinha, inclusive para dar um toque decorativo ao prato.

A melhor forma de servir a casquinha de caranguejo é em porções individuais, usando ramequins ou tigelas pequenas. Use a criatividade e surpreenda seus convidados com um aperitivo agradável aos olhos e ao paladar.