SEM ÁLCOOL

Barman ensina a preparar deliciosos drinks sem álcool

Pela tradição cristã, a Semana Santa é tempo de reflexão e sacrifícios em memória à Paixão do Cristo. Nesse período, recomenda-se evitar a ingestão de álcool

 

O período conhecido pelos cristãos como Semana Santa é dedicado à memória do flagelo de Jesus e à celebração de Sua ressurreição. O rito se inicia no domingo anterior ao da Páscoa, com o chamado Domingo de Ramos. Nesse tempo, é comum evitar os excessos, bem como evitar comer carnes vermelhas ou consumir bebidas alcoólicas. A exceção fica por conta do vinho, que é permitido (para alguns é até mesmo tradicional), mas em pequena quantidade, é claro, pois o objetivo não é a embriaguez.

Para alguns, o hábito dura toda a Quaresma; para outros, é adotado apenas na Sexta-feira Santa, dia da crucificação de Jesus. Seja por um, três ou quarenta dias, o fato é que a mudança na alimentação nos leva a buscar alternativas mais saudáveis e que se adequem à ritualística. No caso das bebidas, há muitas receitas de drinks sem álcool que são ótimas opções para quem quer guardar a tradição mas ao mesmo tempo não gosta de vinho e/ou não quer ficar só na água e no suco.

O barman Igor Sarmento, da Roxy Bartender, ensina duas receitinhas refrescantes, à base de frutas, que podem facilmente ser preparadas em casa. Acompanhe:

Love Roxy

Ingredientes

– 300ml de suco de laranja natural

– ¼ de pitaya roxa

– 3 unidades de morango

– hortelã (a gosto)

– 1 colher/sopa de açúcar

– gelo

Preparação

Macere as frutas em uma coqueteleira, junto com o açúcar. Acrescente o gelo, o suco de laranja e a hortelã. Agite por dez segundos e despeje num copo.

Com laranja, pitaya e morango você pode fazer este drink super cool (Foto: Roxy Bartender)

Green Sky

Ingredientes

– 100ml de suco de limão siciliano

– 50ml de suco de limão taiti

– 250 ml de soda

– açúcar a gosto

– gelo

Preparo

Em um copo de sua preferência, adicione o suco de limão, o açúcar e a soda. Misture lentamente. Complete com o gelo e sirva.

O mix de limões e soda garante o frescor desse drink criado por Igor Sarmento (Foto: Roxy Bartender)