NUTRIÇÃO

Detox para quem exagerar nas comemorações

Nutricionista dá dicas de como fazer um bom detox e ficar livre da ressaca e mal estar

Os alimentos consumidos nas festas de fim de ano sempre são os culpados pelos quilos a mais no início do ano novo. Ressaca e ganho de peso são as maiores reclamações de quem, depois do ano-novo, precisa voltar à rotina dos treinos e do equilíbrio alimentar. Exagerar durantes nunca deveria acontecer, mas se acontecer, o que fazer para minimizar os efeitos negativos?

Tudo isso acontece porque nas festas sempre existem alimentos ricos em açúcar simples, de alto teor glicêmico, ricos em sódio, além dos temidos “embutidos” e das bebidas alcoólicas. Esses alimentos, consumidos em maior quantidade e repetidas vezes, de uma forma geral, induzem à inflamação, desordens intestinais e problemas digestivos, por isso sentimos dores de cabeça e mal estar. Também é comum que as mulheres retenham líquido, aumentando a silhueta, ou ainda pode ocorrer a perda de peso seguida de dificuldade em recuperá-lo, causando a indesejável celulite.

De acordo com a professora do curso de Nutrição da Faculdade Estácio, Thaynara Helena Ribeiro, especialista em nutrição clínica e esportiva, o acompanhamento profissional é indispensável em qualquer situação. “Voltar ao nutricionista sempre é a melhor solução, pois assim você vai verificar suas reais necessidades de correção alimentar”, indica a professora.

Para evitar ou corrigir o aparecimento de todos esses sinais indesejáveis, a nutricionista dá algumas dicas para quem exagerou durante as festas e precisa se desintoxicar:

Abuse de água pura, água de coco, chás detoxificantes e sucos naturais da fruta sem adoçar;

Evite carboidratos com alto índice glicêmico como pães, arroz, batata, biscoitos, bolos, doces;

Abuse de legumes crus e frescos como rúcula, agrião, alface, salsinha, acelga que são ricos em potássio e auxiliam as células do fígado que têm ação detoxificante e ajudam a eliminar a retenção de líquido, dores de cabeça e tonturas;

Priorize algumas frutas como mamão, abacaxi, melancia, melão, limão e kiwi, que são ricos em água e vitamina C e citrulina, que combatem a inflamação e retenção de líquido;

Evite carne vermelha, gordura animal, embutidos e defumados;

Evite também cafés, leite e derivados, pois contém alguns fatores antinutricionais que não são ideais para essa temporada.

Vale ressaltar que o ideal é não fazer o detox por muito tempo, e que cortar alimentos deve sempre ser uma decisão tomada em conjunto, você e o nutricionista.

Suco anti-inflamatório

1 xícara (chá) de abacaxi em cubos

1 cenoura

1 xícara (chá) de talos de erva doce

1 suco de limão e raspas da casca

Modo de fazer

Bata em uma centrífuga ou em um liquidificador todos os ingredientes com um pouco de água filtrada ou água de coco. Para deixar o suco mais cremoso, utilize a medida de meio copo. Evite usar açúcar e adoçantes.


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