DIA DA PIZZA

Veja dicas e receita para preparar uma boa pizza

Um dos pratos mais apreciados no mundo tem uma data especial

(Foto: Karlos Geromy/ O Imparcial)

A data é uma homenagem a uma das invenções culinárias mais apreciadas por diversas pessoas ao redor do mundo, em especial os brasileiros: a pizza.

Pizza é uma preparação culinária de origem italiana e famosa no mundo inteiro, que consiste em um disco de massa, regado com molho de tomates e coberto com ingredientes variados, como queijo, carnes, ervas. Existem ainda mais opções para variar, como as doces.

O cozinheiro e pizzaiolo Márcio Mello, da Bendita Pizza Artesanal, há 10 anos trabalha com cozinha e há sete, exclusivamente com pizza. Montou o negócio, apostando na popularidade do prato. O cardápio da pizzaria é pequeno, mas bem diversificado, indo desde sabores com filé, bacon, atum até a opção vegana. A ideia da marca, é ficar sempre reformulando o cardápio, incluídos novos sabores.

Os valores variam de R$ 35 a R$ 45. “A pizza é uma paixão. É uma coisa barata, simples de fazer e todo mundo gosta”, pontua Márcio

O cozinheiro e pizzaiolo Márcio Mello, ensina a fazer uma boa pizza (Foto: Karlos Geromy/ O Imparcial)

Ao morar no Canadá, por um período, Márcio teve a oportunidade de trabalhar em três restaurantes italianos, aprendendo peculiaridades desse tipo de cozinha e técnicas. De volta a cidade, ele acumulou experiências e dicas, que podem ajudar aqueles que querem comemorar a data degustando essa delícia, principalmente quem quer se arriscar e fazer em casa. Segundo ele, a pizza não tem segredo e, qualquer pessoa pode fazer.

Para o cozimento da pizza, o pizzaiolo orienta não pré-assar a massa antes de colocar o recheio, para que haja uma integração dos ingredientes . “ Quando a pessoa pré-assa, ela cria uma camada e o molho não entra na massa, mesmo assando só com o molho não fica a mesma coisa. O importante é que o molho de tomate caramelize em cima de pizza e os demais itens do recheio passem o sabor para a massa”, explica.

Veja seis dicas, para quem quer aprender a fazer pizza em casa, neste 10 de julho

Massa

Para preparar a massa de pizza, alguns passos precisam ser seguidos. Desconfie sempre de receitas que levam ovo, pois o preparo da receita é simples. Porém, é necessário sempre apostar em ingredientes frescos e de boa qualidade.

“Usar uma farinha boa, com qualidade. Esse ingrediente é a metade da pizza”, pontua Márcio.

Molho

É interessante ter um molho com tomate doce e que não seja ácido. O molho caseiro é o melhor, porque passa quatro horas no fogo, vai perdendo a acidez natural e não precisa colocar açúcar e muito menos bicarbonato.

Forno

“Não abrir o forno toda hora, quando se tem uma pizza dentro. Um forno com 220° ao abrir para verificar o andamento da preparação, a temperatura cai para 180°. Por isso, é importante deixar fechado do início ao fim do preparo. Ao desligar o fogo, de imediato tire a pizza”.

Fermentação

Muita gente não gosta dessa parte, mas ela é essencial para que o resultado seja o melhor possível. Sove a massa esticando-a bem na bancada por alguns minutos, até deixá-la descansar.
“Ao fazer a massa, se possível acomoda ela em um depósito de 500ml de plástico e deixa para o próximo dia. Quem quer comer no mesmo dia de preparação, deve deixar a massa no processo de fermentação por pelos menos 5 horas. Quanto mais ela fermentar, mais macia ela vai ficar e melhora a digestão”.

Recheio

Para um melhor modo de cocção da pizza, o pizzaiolo orienta não pré-assar a massa antes de colocar o recheio, para que haja uma integração dos ingredientes do recheio com a massa.
“ Quando a pessoa pré-assa a massa ela cria uma camada e o molho não entra na massa, mesmo assando só com o molho não fica a mesma coisa. O importante é que o molho de tomate caramelize em cima de pizza e os demais itens do recheio passem o sabor para a massa”, explica.

Qualidade

“Tudo isso se resume em ingredientes de primeira. A pizza é muito simples de fazer, mas, quando você tem ingredientes bons, você vai ver que até mesmo a marguerita eu é a mais simples, será a melhor das pizzas”, conclui.

Receita

Massa de pizza

Ingredientes:
1 kg de trigo
500ml de água
15ml de azeite extra virgem
15g de sal
½ pacote de fermento biológico pequeno

Modo de Preparo:
Mistura os ingredientes, começando pelos secos e depois os líquidos. Sove bastante, por volta de uns cinco minutos, esse é um dos principais passos dessa receita. Após ficar uma mistura firme, lisa e homogênea, cubra a massa com um pano limpo e úmido para que a massa não resseque, durante o processo de fermentação e deixe descansar, por cerca de 4 horas.
Há possibilidade de fazer quatro porções com essa quantidade de trigo, separe as parte e deixe fermentando com pano úmido.

Dica do chef:
Após abrir o disco da pizza com as mãos e sempre colocando trigo, coloque o molho de tomate e recheios e leve ao forno de uma só vez. Assim, a uma integração de sabores e a massa absorve melhor o molho.

 


Edições Impressas Confira nossas publicações Ver Mais
Mais Populares As mais visitadas do nosso site Ver Mais