DEMANDA

Senac lança curso de Beer Sommelier, inédito no Ceará

O curso inicia neste mês de janeiro com aulas quizenais

Por: Senac
Foto: (Shutterstock)

Pesquisa divulgada em outubro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que a cerveja e o chope estão entre os dez produtos de maior valor de vendas da indústria brasileira. Nesse cenário, as oportunidades de trabalho são muitas e exigem profissionais cada vez mais preparados. Por isso o Senac está lançando no Ceará, agora em janeiro, um curso inédito: Beer Sommelier.

As aulas são quinzenais, aos sábados e domingos, e prosseguem até o mês de junho. O conteúdo aborda o perfil desse profissional e mostra história, cultura e curiosidades da produção de cerveja. Há também módulos sobre produção de cerveja caseira; compras, tributação e distribuição; legislação do setor; análise sensorial; principais concursos cervejeiros; as principais escolas cervejeiras do mundo; leitura e interpretação de rótulos; serviços de chope; serviço de atendimento; estocagem; vendas; cartas de cerveja; organização de eventos; cerveja e gastronomia; mercado no Brasil e no exterior.

Na equipe de professores, alguns nomes que são referência no setor, como Mauro Manzali Bonaccorsi, Sérgio Soares Jr., Rodrigo Ferraro, Carol Zilles, Rodrigo Campos, Alexander Michelbach, Fernando Chaves, Ronaldo Rossi e João Filho.

Os alunos poderão visitar cervejarias para conhecer tanto a produção artesanal como a industrial e ainda terão a oportunidade de pôr em prática o aprendizado da sala de aula com a apresentação de projetos integradores sobre os temas abordados.

“Temos uma carência muito grande de profissionais com esse tipo de conhecimento nos diversos estabelecimentos, que ofereçam os produtos com ética, responsabilidade e qualidade no serviço, atendam e entendam o gosto de acordo com o perfil dos clientes que frequentam esses locais”, gerente de Negócios Estratégicos do Senac no Ceará, Ronny Sudário.

Segundo ele, além de trabalhar em bares e restaurantes, o beer sommelier pode ministrar palestras e oficinas de degustação, atuar como juiz em concursos de cervejas, promover eventos e cursos sobre a bebida.

Serviço

Para mais informações sobre o novo curso, visite http://cursos.ce.senac.br ou faça contato com o Departamento Regional do Ceará pelo telefone (85) 3270-5400.

Sucos que garantem energia para os dias de folia

As receitas misturam ingredientes que ajudam a repor vitaminas, relaxar o corpo e a dar energia para aguentar a maratona de folia

Cinco restaurantes abertos na terça de carnaval

Veja a lista com os endereços que devem funcionar no feriado, último dia de carnaval

Dicas de como sobreviver ao carnaval de forma saudável

Carboidratos simples, água e suco de frutas estão entre as dicas da também nutricionista

Internautas elegem Companhia da Picanha a que melhor serve churrasco na cidade

Durante oito dias de votação pouco mais de 2 mil internautas participaram. A escolha do estabelecimento foi feito em meio a sugestões de churrascarias e restaurantes da cidade

Pão de alho no forno

A receita é pouco diferente do que você deve estar acostumado a comer, mas o resultado é saboroso e com aroma surpreendente

Mercado de vinhos falsificados movimenta até US$ 3 bilhões

Existe um número cada vez maior de tecnologias anti-fraude usadas por adegas renomadas

Beber vinho pode prevenir contaminações de comidas

Revela estudo de microbiologia alimentar de universidade norte-americana

Padaria Fornalha muda de endereço e amplia cardápio

Conhecida pela variedade de produtos, principalmente da linha sem lactose a padaria segue em momento de transição

Sócios lançam beer truck neste sábado em São Luís

O bar itinerante vai oferecer principalmente opções de cervejas artesanais

Instituições ampliam turmas de cursos ligados à gastronomia

Em São Luís cursos gratuitos e particulares são oferecidos para atender a demanda do mercado

Marca paulista lança cerveja com lactose

Envasada em lata a bebida segue o estilo Milk Brown Ale

Pestisqueira da Mamãe: O jeito mineiro de servir

Aconchego, boa e farta gastronomia, Restaurante Petisqueira da Mamãe atrai pela simplicidade e pratos tradicionais

VEJA MAIS