ESTILO DE VIDA

O que os chefs mais famosos do mundo cozinham nas horas vagas

Os maiores chefs do mundo são exatamente como nós: não gostam de levar o trabalho para casa

Por: Richard Vines, da Bloomberg
Foto: Daniel Boulud:: quando se trata de comida caseira, as estrelas da culinária preferem algo rápido e fácil ou até mesmo que outra pessoa cozinhe (Neilson Barnard/Getty Images)

Quando se trata de comida caseira, as estrelas da culinária que estão por trás de pratos como o risoto de amoras com molho de carne de animais de caça e a moleja assada com alcaçuz preferem algo rápido e fácil ou até mesmo que outra pessoa cozinhe.

“As pessoas precisam entender: o Fernando Alonso e o Lewis Hamilton pilotam um carro de F1, mas não podem dirigir da mesma forma quando estão na rua”, disse Ferran Adrià, chef que está por trás do pioneiro El Bulli, na Espanha.

E não espere que a comida saia com uma apresentação perfeita.

“Em casa eu não coloco nada em pratos”, disse Jean-Georges Vongerichten, cujas criações no Jean-Georges, em Manhattan, normalmente são bastante decoradas.

Pedimos aos chefs nos contassem o que gostam de comer em casa. Confira:

Por que se preocupar com uma refeição apropriada?

Michel Roux Jr. (Le Gavroche, Londres): “Sou viciado em queijo, de preferência um Comté de 24 meses feito das pastagens da primavera, com pão caseiro.”

José Andrés (Minibar, Washington DC): “Uma tigela de gaspacho no verão e um prato de ensopado de lentilha com linguiça no inverno.”

Café da manhã, basicamente

Daniel Boulud (Daniel, Nova York): “Eu gosto de fazer ‘ovos submarino’ — ovos servidos em um buraco de um bom brioche amanteigado — com minha esposa Katherine nas manhãs de domingo. A mãe de Katherine sempre fazia isso quando ela era criança e essa é uma tradição que nós mantivemos com o nosso filho.”

Tom Kerridge (Hand & Flowers, Marlow, Inglaterra): “Um omelete cheio de sabor, cheio de coisas como azeitona, linguiça, anchovas e muito queijo. Tem bastante proteína, é muitíssimo saboroso e rápido e fácil de fazer.”

Comida feita pelos outros

Anne-Sophie Pic (Maison Pic, Valence, França): “Frango de domingo feito pela minha mãe. Ele é preparado muito lentamente no forno com estragão. Essa é minha ’Madeleine de Proust’, nossa tradição familiar, existente há muitos anos.”

Atul Kochhar (Benares, Londres): “Todo garoto punjabi adora o rajma da mãe, um ensopado de feijão vermelho, e eu não sou diferente. Minha mãe tem 80 anos agora e, embora contente de ter um filho chef, ainda diz que a versão dela é muito melhor que a minha.”

Chefs sempre comem frango e massa

Fergus Henderson (St. John, Londres): “O prato que eu faço em casa com muita regularidade é massa com molho de tomate. Nunca falha, nunca decepciona, e é impossível se cansar de seu poder relaxante. Slurp, slurp, aahhh. Meus filhos e eu somos praticamente feitos de massa com molho de tomate. É incrível que eles tenham nascido com dedos e não com mãos de espaguete com tomate.”

Jean-Georges Vongerichten (Jean-Georges, Nova York): “Eu adoro refeições com um prato só. Foi assim que eu cresci na Alsácia, França, comendo coisas como um simples frango ou um ensopado.”

Sucos que garantem energia para os dias de folia

As receitas misturam ingredientes que ajudam a repor vitaminas, relaxar o corpo e a dar energia para aguentar a maratona de folia

Cinco restaurantes abertos na terça de carnaval

Veja a lista com os endereços que devem funcionar no feriado, último dia de carnaval

Dicas de como sobreviver ao carnaval de forma saudável

Carboidratos simples, água e suco de frutas estão entre as dicas da também nutricionista

Internautas elegem Companhia da Picanha a que melhor serve churrasco na cidade

Durante oito dias de votação pouco mais de 2 mil internautas participaram. A escolha do estabelecimento foi feito em meio a sugestões de churrascarias e restaurantes da cidade

Pão de alho no forno

A receita é pouco diferente do que você deve estar acostumado a comer, mas o resultado é saboroso e com aroma surpreendente

Mercado de vinhos falsificados movimenta até US$ 3 bilhões

Existe um número cada vez maior de tecnologias anti-fraude usadas por adegas renomadas

Beber vinho pode prevenir contaminações de comidas

Revela estudo de microbiologia alimentar de universidade norte-americana

Padaria Fornalha muda de endereço e amplia cardápio

Conhecida pela variedade de produtos, principalmente da linha sem lactose a padaria segue em momento de transição

Sócios lançam beer truck neste sábado em São Luís

O bar itinerante vai oferecer principalmente opções de cervejas artesanais

Instituições ampliam turmas de cursos ligados à gastronomia

Em São Luís cursos gratuitos e particulares são oferecidos para atender a demanda do mercado

Marca paulista lança cerveja com lactose

Envasada em lata a bebida segue o estilo Milk Brown Ale

Pestisqueira da Mamãe: O jeito mineiro de servir

Aconchego, boa e farta gastronomia, Restaurante Petisqueira da Mamãe atrai pela simplicidade e pratos tradicionais

VEJA MAIS